PAULINA CHIZIANE: PRESENÇA, VOZ E SÍMBOLO FEMININO NA LITERATURA DE MOÇAMBIQUE

Autores

Palavras-chave:

Moçambique, Literatura, Chiziane, Escrita Feminina

Resumo

RESUMO: Este artigo é um recorte que trás considerações acerca da Literatura em Moçambique para então discorrer sobre Paulina Chiziane, escritora de Mambone, voz feminina que dá visibilidade às mulheres do seu país pelo viés literário. O objetivo do presente trabalho é compreender autoria, contexto social e condição feminina em solo moçambicano. Para isso, o aparato teórico retoma conceitos de Tedesco (2008), Nascimento (2011), Iglésias (2007), entre outros. O resultado considera a escrita autoral de Chiziane, como resposta feminina, do sul de seu país, aos processos de colonização/descolonização; aos conceitos estereotipados sobre a mulher moçambicana/africana; bem como, responde aos olhares externos que ignoram uma África e, de igual forma, um Moçambique de múltiplas culturas.

Biografia do Autor

Rosenilda Pereira Padilha, Universidade Estadual do Cento Oeste - UNICENTRO

Formada em Letras Português e Suas Literaturas (2012). Especialista em Mídias na Educação (2015). Mestre em Letras (2016). Todos os títulos conferidos pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO.

Downloads

Publicado

06-01-2017

Como Citar

Padilha, R. P. (2017). PAULINA CHIZIANE: PRESENÇA, VOZ E SÍMBOLO FEMININO NA LITERATURA DE MOÇAMBIQUE. Revista Interfaces, 7(2), 33–43. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/4291

Edição

Seção

Artigos