ENTRE DISCURSOS E MITOS: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA PROFESSORA DE INGLÊS NÃO NATIVA NO DISCURSO MIDIÁTICO

Autores

  • Alcione Gonçalves Campos Istituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - IFF

Resumo

Estudos pós modernos da linguagem tentam compreender a (re)construção e (trans)formação identitária docente sob diferentes aspectos. Neste artigo, tenho como objetivo analisar um texto da esfera midiática com foco na constituição da identidade da professora não nativa de inglês. Entendo a identidade com base em teóricos da sociologia que defendem um conceito pós moderno de sujeito descentrado, fragmentado e com múltiplas identidades. Além disso, baseada em preceitos da linguística aplicada, entendo identidade e identidade profissional como um construto social, histórico e discursivo. O arcabouço teórico e metodológico da Análise de Discurso Crítica é o que fundamenta a análise e as conclusões interpretativas que desenvolvo. Tais interpretações indicam a construção midiática de uma identidade de professora de inglês não nativa inferiorizada e marcada por representações negativas.

 

Palavras-chave: Discurso; Identidade; Professora de inglês não nativa.

Biografia do Autor

Alcione Gonçalves Campos, Istituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - IFF

 Professora de língua inglesa no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina e aluna de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (UEL). Desenvolve pesquisa na área de formação de professores, com foco na constituição de identidade profissional docente, analisando discurso em práticas situadas. É membro dos grupos de pesquisa Letramento crítico: cognição e discurso e Linguagem & Poder. Participa dos projetos de pesquisa Pensamento Crítico para Ação Transformadora e Estudos foucaultianos.

Downloads

Publicado

05-09-2016

Como Citar

Campos, A. G. (2016). ENTRE DISCURSOS E MITOS: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA PROFESSORA DE INGLÊS NÃO NATIVA NO DISCURSO MIDIÁTICO. Revista Interfaces, 7(1), 61–69. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/3994

Edição

Seção

Artigos