MÍDIA E IDENTIDADE DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA: UMA ANÁLISE DO DISCURSO CRÍTICA DE PROPAGANDAS DE UM CURSO DE INGLÊS ONLINE

Autores

  • Juliane D'Almas Professora Assistente na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) - Campus Apucarana Doutoranda em Estudos da Linguagem na Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Palavras-chave:

Análise do discurso crítica. Mídia. Identidade do professor. Língua Inglesa.

Resumo

Este artigo busca analisar e descrever a linguagem utilizada por propagandas de um curso de inglês online e as possíveis repercussões das mesmas na identidade de professores (não nativos) de língua inglesa. Por meio da análise do discurso crítica (ADC) e do modelo tridimensional de Fairclough (1995), as análises aqui realizadas propunham focalizar os discursos em três dimensões: 1) na descrição da dimensão do texto, 2) na dimensão da prática discursiva e; 3) na dimensão da prática sociocultural. Sendo assim, este estudo concluiu que as propagandas veiculadas por tal empresa são altamente preconceituosas quanto aos métodos tidos como tradicionais para o ensino da língua inglesa, bem como ao professor não nativo do idioma, o que pode influenciar na baixa autoestima desse profissional e convencer um público acrítico sobre sistemas de ensino de línguas estrangeiras que a perspectiva do falante nativo é o meio mais eficiente de aprendizagem.

Biografia do Autor

Juliane D'Almas, Professora Assistente na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) - Campus Apucarana Doutoranda em Estudos da Linguagem na Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Professora na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) - Campus Apucarana. Doutoranda em Estudos da Linguagem na Universidade Estadual de Londrina (UEL), bolsista CAPES/DS com estágio sanduíche na Texas Tech University em Lubbock, Texas, EUA. Mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2011). Pesquisa de mestrado com foco na aprendizagem de leitura crítica por alunos-professores de inglês e com contribuição para a área do Letramento Crítico. Graduou-se em Letras - Português/Inglês também pela Universidade Estadual de Londrina (2008). Tem experiência na área de Língua Inglesa, lecionando o idioma em escolas de idiomas e na rede particular de ensino para crianças, jovens e adultos. Possui interesse específico na formação de professores de inglês, na formação de identidades nesse campo e em estudos sobre o Letramento Crítico. Atuou em projetos de pesquisa e programas de extensão, trabalhando com o desenvolvimento de materiais didáticos, com pesquisa sobre a crença na formação de professores de língua inglesa e com apoio a professores de língua inglesa de escolas públicas. Atualmente é colaboradora dos projetos Pensamento Crítico para Ação Transformadora do CCH (UEL) e Estudos Foucaultianos do CESA/Direito Pirvado (UEL).Professora na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) - Campus Apucarana. Doutoranda em Estudos da Linguagem na Universidade Estadual de Londrina (UEL), bolsista CAPES/DS com estágio sanduíche na Texas Tech University em Lubbock, Texas, EUA. Mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2011). Pesquisa de mestrado com foco na aprendizagem de leitura crítica por alunos-professores de inglês e com contribuição para a área do Letramento Crítico. Graduou-se em Letras - Português/Inglês também pela Universidade Estadual de Londrina (2008). Tem experiência na área de Língua Inglesa, lecionando o idioma em escolas de idiomas e na rede particular de ensino para crianças, jovens e adultos. Possui interesse específico na formação de professores de inglês, na formação de identidades nesse campo e em estudos sobre o Letramento Crítico. Atuou em projetos de pesquisa e programas de extensão, trabalhando com o desenvolvimento de materiais didáticos, com pesquisa sobre a crença na formação de professores de língua inglesa e com apoio a professores de língua inglesa de escolas públicas. Atualmente é colaboradora do projeto Letramento Crítico: Cognição e Poder. 

Downloads

Publicado

05-09-2016

Como Citar

D'Almas, J. (2016). MÍDIA E IDENTIDADE DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA: UMA ANÁLISE DO DISCURSO CRÍTICA DE PROPAGANDAS DE UM CURSO DE INGLÊS ONLINE. Revista Interfaces, 7(1), 50–60. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/3979

Edição

Seção

Artigos