A construção da escrita de crianças em processo de alfabetização: contribuições de Emília Ferreiro

Autores

  • Ana Paula Ribeiro da Luz UNICENTRO
  • Marcio José de Lima Winchuar UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE

Resumo

A presente pesquisa tem por objetivo analisar como ocorre o processo de construção da escrita nas crianças em período inicial de alfabetização, partindo do pressuposto de que a criança, desde muito cedo, já possui pré-conceitualizações sobre a escrita, cria hipóteses e faz uma sistematização, operando de forma diferente que a do adulto. Para a construção deste trabalho, foi realizada uma pesquisa de caráter bibliográfico, utilizando-se do aporte teórico de Ferreiro (1994, 1998, 1999), Grossi (1990), Soares (2003), Kleimam (2010), Cagliari (2009), entre outros. A partir dos autores, salientamos que através do contato que a criança tem com a escrita, no seu dia-a-dia, ela desenvolve a sua concepção sobre a mesma, antes mesmo de ingressar no sistema escolar. Devido a isso, destaca-se a importância do professor alfabetizador respeitar as tentativas da criança e trabalhar com os erros de forma que estes se tornem construtivos e auxiliem a criança a progredir a partir de suas próprias experiências, adquirindo assim, a forma convencional da escrita.

Biografia do Autor

Ana Paula Ribeiro da Luz, UNICENTRO

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO

Marcio José de Lima Winchuar, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE

Mestre em Letras: interfaces entre Língua e Literatura pela UNICENTRO-PR.

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Publicado

30-12-2015

Como Citar

da Luz, A. P. R., & Winchuar, M. J. de L. (2015). A construção da escrita de crianças em processo de alfabetização: contribuições de Emília Ferreiro. Revista Interfaces, 6(3), 7–19. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/3887

Edição

Seção

Artigos