O texto de Apresentação nas revistas acadêmicas: da singularização a inscrição no lugar de uma falta

Autores

  • Zélia Maria Viana Paim Bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado/Coordenação de Pessoal de Nível Superior/Universidade Federal de Santa Maria/Programa de Pós-Graduação em Letras.

Palavras-chave:

Revista acadêmica. Discurso. Sentido

Resumo

No presente estudo, procuramos desenvolver algumas considerações acerca das revistas acadêmicas, nosso propósito é entender a historicização desse objeto material de divulgação e circulação do conhecimento. Para tanto, nos filiamos à perspectiva teórico-metodológica da História das Idéias Linguísticas (HIL) em articulação com a Análise de Discurso (AD), ambas institucionalizadas, no Brasil, por Eni Orlandi. Nosso objeto de análise é constituído pelos volumes fundadores das revistas Letras, 1953, publicação dos Cursos de Letras Clássica, Neolatinas e Anglo-Germânicas da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da Universidade Federal do Paraná; Alfa, 1962, da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Marília e Letras de Hoje, 1967, do Departamento de Letras da Faculdade de Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Interessa-nos entender os efeitos de sentidos que singularizam a revista acadêmica como veículo de divulgação do conhecimento produzido por uma dada instituição em determinado momento de sua história.

Biografia do Autor

Zélia Maria Viana Paim, Bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado/Coordenação de Pessoal de Nível Superior/Universidade Federal de Santa Maria/Programa de Pós-Graduação em Letras.

Graduação em Turismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), (1983), Licenciatura em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), (1990), Mestrado em Estudos da Linguagem, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), (1996), Doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), (2009), Pós-Doutorado em andamento, pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado Institucional (PNPD/CAPES), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: Língua Portuguesa, Análise de Discurso, Linguística, Literatura Brasileira, Literatura Portuguesa, História das Idéias Linguísticas. Atualmente, é pesquisadora do Laboratório Corpus (PPGL/UFSM).

Downloads

Publicado

30-12-2015

Como Citar

Paim, Z. M. V. (2015). O texto de Apresentação nas revistas acadêmicas: da singularização a inscrição no lugar de uma falta. Revista Interfaces, 6(3), 88–100. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/3873

Edição

Seção

Artigos