“O QUE FAZ VOCÊ FELIZ?”: RELAÇÕES DE PODER EM DISCURSO PUBLICITÁRIO

Autores

  • Valéria Cristina Oliveira Universidade Estadual de Maringá
  • Dulce Elena Coelho Barros Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

Discurso, Análise Crítica,

Resumo

Este artigo, tem o objetivo de observar e analisar os discursos de poder constitutivos dos domínios publicitários, investindo nossas considerações nas relações do significado acional. Para isso, nosso caminho analítico metodológico trilhará os pressupostos da Análise Crítica do Discurso, que baseados em Fairclough (2001) e Van Dijk (2008), serão compreendidos como discursos que se apropriam do que se supõe público, os mesmos que nos formam como consumidores e também reprodutores das ideologias que se inscrevem nessas instâncias. Apoiados nas categorias de observação e de análise da ACD, como os significados acionais, discutiremos a produção, a distribuição e o consumo de textos, como possibilidades de constituírem práticas sociais, discursivas e linguísticas. Nosso corpus– a campanha publicitária O que você faz pra ser feliz? –, será olhado como um discurso, um conjunto enunciativo, que ao apresentar-se em diversos meios midiáticos (televisão e internet) age sobre os sujeitos, para isso entra num jogo de relações de forças acionais, nas quais predominam o poder e o controle de fazer agir e fazer produzir.  

 

Biografia do Autor

Valéria Cristina Oliveira, Universidade Estadual de Maringá

Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Maringá. doutoranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá. Bolsista CAPES.

Dulce Elena Coelho Barros, Universidade Estadual de Maringá

Professora doutora do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá

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Publicado

25-10-2015

Como Citar

Oliveira, V. C., & Coelho Barros, D. E. (2015). “O QUE FAZ VOCÊ FELIZ?”: RELAÇÕES DE PODER EM DISCURSO PUBLICITÁRIO. Revista Interfaces, 6(1), 24–36. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/3814

Edição

Seção

Artigos