LER EM TRÊS PERSPECTIVAS: CIÊNCIA DA COGNIÇÃO, LITERATURA E ANÁLISE DE DISCURSO (E A ESCOLA COM ISSO?)

Autores

  • Adilson Carlos Batista UNICENTRO - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE.
  • Maria Cleci Venturini UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Palavras-chave:

Leitura, Neurociência, Literatura, Análise de Discurso.

Resumo

O presente artigo trabalha três áreas do conhecimento para mostrar a contribuição dessas ao desenvolvimento da leitura. Em um primeiro momento, verifica-se a colaboração da neurociência, considerandodo os apontamentos do neurocientista Stanislas Dehaene, que mostra como acontece o processo de aprendizagem de leitura no nosso cérebro e a necessidade de respeitar o processo de maturação. No segundo momento, apresentamos as contribuições da Literatura no sentido de ampliar o horizonte de expectativa do leitor. Considerando as contribuições dos autores: Hans Robert Jauss, Humberto Eco, Roland Barthes, Harold Bloom e, na sequência, trazemos as reflexões em torno do processo leitor por meio da Análise de Discurso, mostrando, também, a importância dessa disciplina da interpretação, criada por Michel Pêcheux, para o desenvolvimento da leitura. Sabendo das contribuições apresentadas, finalizamos o artigo relacionando essas três áreas e o trabalho com a leitura na escola.

Biografia do Autor

Adilson Carlos Batista, UNICENTRO - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE.

Mestrando em Letras/Linguística - Universidade Estadual do Centro-oeste UNICENTRO/PR - Pós-graduação Lato sensu em Letras e Literatura, UENP - FAFIJA, 2002, Jacarezinho-PR. Graduação em Letras e Literatura, UENP - FAFIJA, 2000, Jacarezinho-PR. Letras Inglês, PUC - Curitiba/PR, 2011. Atualmente é Técnico-pedagógico em Língua Portuguesa da Secretaria Estadual de Educação - SEED/PR. Tem experiência na área de Língua Portuguesa e Literatura. Interesses acadêmicos: linguística - Análise de Discurso.

Maria Cleci Venturini, UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Doutora  em Estudos Linguísticos, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras, da Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é professora da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), atuando na área de Linguística, com ênfase em Estudos do texto e do discurso.

Downloads

Publicado

25-10-2015

Como Citar

Batista, A. C., & Venturini, M. C. (2015). LER EM TRÊS PERSPECTIVAS: CIÊNCIA DA COGNIÇÃO, LITERATURA E ANÁLISE DE DISCURSO (E A ESCOLA COM ISSO?). Revista Interfaces, 6(1), 97–113. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/3812

Edição

Seção

Artigos