LER EM TRÊS PERSPECTIVAS: CIÊNCIA DA COGNIÇÃO, LITERATURA E ANÁLISE DE DISCURSO (E A ESCOLA COM ISSO?)
Palavras-chave:
Leitura, Neurociência, Literatura, Análise de Discurso.Resumo
O presente artigo trabalha três áreas do conhecimento para mostrar a contribuição dessas ao desenvolvimento da leitura. Em um primeiro momento, verifica-se a colaboração da neurociência, considerandodo os apontamentos do neurocientista Stanislas Dehaene, que mostra como acontece o processo de aprendizagem de leitura no nosso cérebro e a necessidade de respeitar o processo de maturação. No segundo momento, apresentamos as contribuições da Literatura no sentido de ampliar o horizonte de expectativa do leitor. Considerando as contribuições dos autores: Hans Robert Jauss, Humberto Eco, Roland Barthes, Harold Bloom e, na sequência, trazemos as reflexões em torno do processo leitor por meio da Análise de Discurso, mostrando, também, a importância dessa disciplina da interpretação, criada por Michel Pêcheux, para o desenvolvimento da leitura. Sabendo das contribuições apresentadas, finalizamos o artigo relacionando essas três áreas e o trabalho com a leitura na escola.