A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NOS CEM PRIMEIROS DIAS DE GOVERNO DA PRESIDENTA DILMA ROUSSEFF

Autores

  • Ercilia Ana Cazarin UPF
  • Rita Wicth Universidade Católica de Pelotas

Palavras-chave:

Análise de Discurso, Michel Pêcheux, Dilma Rousseff, Gênero.

Resumo

A importância da participação da mulher em cargos de poder vem aumentando com o passar dos anos. A chegada de uma mulher ao cargo mais importante do país – a Presidência da República – abre espaço para o debate sobre a visão que a sociedade tem da mulher. A eleição de Dilma Rousseff, que em seu discurso de posse disse que veio para abrir espaço para que outras mulheres se tornem presidentas, pode contribuir para afastar a imagem ligada às funções próprias do domínio privado que ainda é atribuída à mulher. Partindo do princípio que um discurso tem o poder de formar, influenciar e/ou transformar opiniões, foram realizadas análises de pronunciamentos de Dilma nos 100 primeiros dias de seu governo, utilizando a teoria de Análise de Discurso (AD), sob a perspectiva da escola francesa fundada por Michel Pêcheux, para avaliar como a Presidente representa as mulheres.

Biografia do Autor

Ercilia Ana Cazarin, UPF

Professora doutora em Letras - área de concentração: Teorias do Texto e do Discurso - professora colaboradora do Mestrado em Letras da UPF.

Rita Wicth, Universidade Católica de Pelotas

Jornalista pela Universidade Católica de Pelotas - RS

Downloads

Publicado

12-05-2015

Como Citar

Cazarin, E. A., & Wicth, R. (2015). A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NOS CEM PRIMEIROS DIAS DE GOVERNO DA PRESIDENTA DILMA ROUSSEFF. Revista Interfaces, 5(2). Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/3674

Edição

Seção

Artigos