O FUNCIONAMENTO DO IDEOLÓGICO EM DISCURSOS JORNALÍSTICOS
Palavras-chave:
Discurso, sujeito, não-dito e heterogeneidade.Resumo
O objetivo do presente trabalho é analisar discursivamente a linguagem científica em textos jornalísticos, buscando saber como funciona a ideologia. O corpus de análise constitui-se de dois textos da revista Veja, que enfocam a Copa do Mundo, intitulados: “Dilma é só empolgação à espera de sua 'Copa das Copas'” e “Brasil, 100 dias para a Copa do Mundo.Sem dias a perder”, ambos divulgados em 04 de março de 2014, encontrados no site http://veja.abril.com.br/noticia/esporte. Na perspectiva teórica, a partir da qual realizamos o nosso gesto analítico, o sujeito do dizer sempre é interpelado pela ideologia e atravessado pelo inconsciente e os sentidos sempre podem ser outros. Esse pressuposto instaura uma relação tensa entre a suposta objetividade pretendida pelo texto jornalístico e a subjetividade não-subjetiva presente no texto jornalístico, o qual, em tese “deveria” restringir à mensagem necessária para o entendimento do documento. A partir de estudos teóricos da Análise de Discurso e analisando textos veiculados pela revista Veja, problematizamos a pretensa objetividade e verificamos como na/pela língua se constituem evidências de que o sentido é homogêneo e de que o sujeito não se atém ao que pode/deve dizer.Downloads
Publicado
12-05-2015
Como Citar
Souza, A. B. G. (2015). O FUNCIONAMENTO DO IDEOLÓGICO EM DISCURSOS JORNALÍSTICOS. Revista Interfaces, 5(2). Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/3595
Edição
Seção
Artigos