PRÁTICAS DE LETRAMENTO LITERÁRIO: MODELOS ESCOLARES

Autores

  • Samuel Ronobo Soares Instituto Federal do Paraná
  • Sandra Valéria Dalbello de Mesquita

Palavras-chave:

Letramento literário, formação do leitor, leitura literária.

Resumo

O principal objetivo deste trabalho foi investigar os modelos das práticas de letramento literário no espaço escolar. Para isso, esta pesquisa buscou na teoria do letramento as bases para investigar tais práticas. O corpus de análise compreende materiais didáticos destinados ao ensino médio do município de Umuarama-PR. A partir das análises dos materiais, pôde-se perceber algumas regularidades no que diz respeito às práticas de ensino de literatura: 1) inserção de um discurso crítico-historiográfico; 2) escolas, autores e obras literárias e 3) forma de apresentação de exercícios. Também observamos a forte presença de uma cronologia pautada nos ideais nacionalistas e no discurso da crítica literária.

Downloads

Publicado

27-12-2015

Como Citar

Soares, S. R., & Mesquita, S. V. D. de. (2015). PRÁTICAS DE LETRAMENTO LITERÁRIO: MODELOS ESCOLARES. Revista Interfaces, 6(2), 18–32. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/3530

Edição

Seção

Artigos