LEITURA LITERÁRIA E INTERDISCIPLINARIDADE, BICHO PAPÃO ASSUSTADOR?

Autores

  • Rosangela Maria de Almeida Netzel UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR- Câmpus Londrina)
  • Marilu Martens Oliveira UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ - UTFPR

Palavras-chave:

Literatura. Interdisciplinaridade. Metodologia.

Resumo

A tentativa de integrar conteúdos das séries iniciais do Ensino Fundamental, partindo da literatura infantil, deve conservar o caráter emancipatório tanto da pedagogia quanto da literatura. Sendo a literatura um direito, como aponta Candido (1995), não deve ser suprimida da prática pedagógica. Ao contrário, é preciso seguir uma metodologia que entrelace os dois campos, em prol do aluno-leitor. O docente que se lança ao desafio garante uma prática mais dinâmica e terá maiores chances de alcançar o interesse dos alunos, pois a literatura pode encantar, identificar e emancipar, tanto o professor quanto o aluno, dependendo dos encaminhamentos realizados no processo de leitura literária. Abordando a metodologia de Cosson (2007) sobre o letramento literário, adaptada para o nível de ensino, sugerem-se, neste artigo, sequências literárias interdisciplinares que focam temas variados, priorizando a leitura como prática na integração de disciplinas e abordagem de conteúdos básicos do segmento. Justifica-se, portanto, a opção pelo tema, por ser a literatura um direito, uma prática emancipatória e pelo desejo de se quebrar o tabu de que é difícil o trabalho com o texto literário em sala de aula.

Biografia do Autor

Rosangela Maria de Almeida Netzel, UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR- Câmpus Londrina)

Graduada em Letras Anglo-Portuguesas pela FAFICOP (atual UENP CP) em 2007, Especialista em Literatura e Estudos da Linguagem pela UENP CP em 2009 e em Ensino-Aprendizagem de Língua Inglesa pela UNOPAR em 2012. Docente em séries iniciais do Ensino Fundamental pela Prefeitura Municipal de Londrina. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza (PPGEN) pela UTFPR - Londrina.

Marilu Martens Oliveira, UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ - UTFPR

Doutora em Letras. Atuante no departamento de Ciências Humanas da Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza, Mestrado Profissional. Área de atuação: Novas Tecnologias aplicados ao ensino de Linguagem e Literatura.

Downloads

Publicado

27-12-2015

Como Citar

Almeida Netzel, R. M. de, & Oliveira, M. M. (2015). LEITURA LITERÁRIA E INTERDISCIPLINARIDADE, BICHO PAPÃO ASSUSTADOR?. Revista Interfaces, 6(2), 7–17. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/3525

Edição

Seção

Artigos