EL GÉNERO PUBLICIDAD: UNA PROPUESTA PARA EL 9º AÑO DE LA ENSEÑANZA PRIMARIA
Palavras-chave:
gêneros discursivos, propaganda, sequência didáticaResumo
Neste trabalho, vinculado ao Projeto de Pesquisa “Língua Portuguesa: formação docente e ensino-aprendizagem” (UFPA), buscamos realizar uma proposta de intervenção para o 9º ano, a partir do gênero propaganda, com a finalidade de contribuir para o ensino e aprendizagem do espanhol como língua estrangeira. Desse modo, temos como objetivo geral refletir sobre o gênero propaganda e sua abordagem em sala de aula e, como objetivos específicos, delinear as características do gênero propaganda e verificar como as práticas de linguagem podem ser trabalhadas a partir desse gênero. Temos como base teórica a perspectiva de Bajtín (1976) e de investigadores que seguem esta vertente. Os resultados demostram que o gênero, objeto de análise, propicia um trabalho muito produtivo para o ensino e aprendizagem da Língua Espanhola, visto que o texto apresenta recursos que envolvem o aluno ao contexto de aprendizagem.