ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: CONPECÇÕES DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS

Authors

  • CARMEM TERESINHA BAUMGARTNER Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE
  • MARIA DO CARMO CABREIRA Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE

Keywords:

Letramento, alfabetização, formação de professores.

Abstract

Neste trabalho apresentamos resultados parciais de um estudo que visou analisar a compreensão sobre concepções e práticas de letramento e alfabetização manifestadas em enunciados de professoras alfabetizadoras que participam do processo de Formação Continuada Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, em um município da região Oeste do Paraná, com vistas a contribuir com as discussões nesse âmbito, e a refletir sobre o papel da escola enquanto espaço social do ensino do letramento e da alfabetização. Situada no campo da Línguística Aplicada, a pesquisa, de abordagem qualitativa, é fundamentada principalmente nos trabalhos de Ângela Kleiman(1995, 2005, 2010), Magda Soares (2003, 2010), Roxane Rojo (2009) e Sérgio Leite (2008, 2010). Adotamos a entrevista como instrumento de produção de dados. O estudo evidenciou que embora estes conceitos sejam discutidos há três décadas, ainda permanece uma dicotomia entre os processos e a relação entre alfabetização e letramento ainda é uma questão que suscita estudos teóricos e práticos.

Author Biographies

CARMEM TERESINHA BAUMGARTNER, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE

Carmen Teresinha Baumgartner: Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina - UEL/PR. Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Maringá. Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Líder do Grupo de Pesquisa em Linguagem, discurso e ensino.  

 

MARIA DO CARMO CABREIRA, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE

Professora da Rede Municipal de Ensino de Toledo – PR. Orientadora de Estudos da Formação Continuada Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Mestranda PROFLETRAS – Mestrado Profissionalizante, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

Published

25-10-2015

How to Cite

BAUMGARTNER, C. T., & CABREIRA, M. D. C. (2015). ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: CONPECÇÕES DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS. Interfaces: Revista De Letras E Linguística, 6(1), 53–64. Retrieved from https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/3500

Issue

Section

Artigos