LETRAMENTO DE ACADÊMICOS DO CURSO DE LETRAS: APROPRIAÇÃO DE GÊNEROS E IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR

Authors

  • Ângela Francine Fuza Universidade Federal do Tocantins (UFT); Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
  • Lidiane Nickel Gomes Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Raquel Salek Fiad Universidade Estadual de Campinas - Unicamp.

Keywords:

Gêneros acadêmicos. Formação de professores. Letramento. Letramento acadêmico.

Abstract

Esta pesquisa teve o objetivo de analisar as práticas de leitura e de escrita de acadêmicos de um curso de Letras, de uma universidade pública do Estado do Tocantins, região Norte do Brasil, fundamentando-se em discussões recentes sobre o Letramento Acadêmico, feitas por estudiosos dos Novos Estudos do Letramento (STREET, 1984; LEA E STREET, 1998, entre outros) e na concepção dialógica de linguagem segundo os princípios teóricos da Linguística Aplicada. Para tal, considerando os eixos metodológicos e analíticos de Souza e Basseto (2014), foi aplicado um questionário aos acadêmicos com o intuito de observar, por meio de uma análise qualitativa e quantitativa, como essas experiências contribuem para a inserção dos alunos na comunidade acadêmica e para sua formação como professores. Os resultados indicam a necessidade de expor os acadêmicos a um processo mais completo de letramento em relação à escrita acadêmica, considerando o contexto de formação dos sujeitos, pois, apesar de muito se ler, pouco se produz dos gêneros acadêmicos, focando-se apenas em aspectos formais da produção dos enunciados.

Author Biographies

Ângela Francine Fuza, Universidade Federal do Tocantins (UFT); Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Professora da Universidade Federal do Tocantins - UFT. Doutoranda em Linguística Aplicada na Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Maringá - UEM.

Lidiane Nickel Gomes, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Graduada em Letras na Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Raquel Salek Fiad, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp.

Doutora em Lingüística pela State University of New York. Atualmente é professora titular da Universidade Estadual de Campinas. 

Published

25-10-2015

How to Cite

Fuza, Ângela F., Gomes, L. N., & Fiad, R. S. (2015). LETRAMENTO DE ACADÊMICOS DO CURSO DE LETRAS: APROPRIAÇÃO DE GÊNEROS E IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR. Interfaces: Revista De Letras E Linguística, 6(1), 37–52. Retrieved from https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/3498

Issue

Section

Artigos