LEITURA LITERÁRIA UM ENFOQUE PARA A PRÁTICA SOCIAL

Autores

  • karina de fatima larocca fracaro Unicentro
  • Claudio Jose de Almeida Mello Unicentro

Palavras-chave:

Educação literária, formação do leitor, ensino de literatura

Resumo

Com o objetivo de contribuir para a promoção da leitura literária, concebida como efetiva prática social por alunos da Educação Básica, este texto apresenta reflexões acerca do binômio fruição e cognição como fundamental para o desenvolvimento de atividades de leitura LITERÁRIA em sala de aula. Para tanto, apresenta fundamentação teórica amparada nos estudos de Mikhail Bakhtin, de cujo dialogismo derivam perspectivas pedagógicas como o socio-interacionismo, no qual as atividades de leitura, produção de texto e oralidade configuram-se como meios para um uso efetivo (social) da língua; na literatura, a prática social ocorre na medida em que o leitor se apropria de forma autêntica do texto literário, por interesse, prazer ou curiosidade. Resultados apontam a necessidade do emprego de estratégias de leitura associadas às atividades da teoria literária, a fim de que a compreensão dos efeitos estéticos dos textos literários permita uma interpretação e uma prática social no ato da leitura. A relevância do trabalho está em contribuir para a superação do modelo historiográfico e formalista para buscar um ensino de literatura em a promoção da leitura literária esteja presente como principal quesito na formação do leitor.

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Publicado

12-05-2015

Como Citar

fracaro, karina de fatima larocca, & Mello, C. J. de A. (2015). LEITURA LITERÁRIA UM ENFOQUE PARA A PRÁTICA SOCIAL. Revista Interfaces, 5(2). Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/2955

Edição

Seção

Artigos