O LÉXICO ONOMÁSTICO-TOPONÍMICO: NOMES PRÓPRIOS DE PESSOA NA TOPONÍMIA MUNICIPAL ALAGOANA

Autores

  • pedro antonio gomes melo universidade estadual de alagoas

Palavras-chave:

Linguística, Onomástica, Léxico, Topônimo.

Resumo

Este artigo propôs uma reflexão sobre os nomes próprios individuais designativos de cidades do Estado de Alagoas, à luz dos estudos toponomásticos, a partir de uma descrição-crítica dos antropotopônimos - topônimos relativos aos nomes próprios de pessoa - e axiotopônimos - topônimos relativos aos títulos e dignidades que acompanham nomes próprios de pessoa - registrados na Toponímia Municipal Alagoana. As análises revelaram que nesse léxico toponímico, há uma preferência do nomeador para eleição dos antropotopônimos no ato de nomear cidades no Estado. E ainda, que a economia e a política são os traços mais marcantes, como fatores influenciadores e/ou condicionadores na motivação toponímica, nos designativos de cidades do Estado dados em homenagem à figuras de relevância nestas comunidades.

Biografia do Autor

pedro antonio gomes melo, universidade estadual de alagoas

Graduado em Letras: Português/ Inglês; Especialista em Língua Portuguesa e Mestre em Letras pela UFAL. Atualmente, é professor assistente da Uneal, campus III, Palmeira dos Índios.

Downloads

Publicado

12-05-2015

Como Citar

melo, pedro antonio gomes. (2015). O LÉXICO ONOMÁSTICO-TOPONÍMICO: NOMES PRÓPRIOS DE PESSOA NA TOPONÍMIA MUNICIPAL ALAGOANA. Revista Interfaces, 5(2). Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/2905

Edição

Seção

Artigos