O ENSINO DE GRAMÁTICA E OS GÊNEROS TEXTUAIS NO PROCESSO DE LETRAMENTO

Autores

  • Andrinelly Stacheski Fuchs Ribeiro UEPG
  • Eliane Santos Raupp UEPG

Palavras-chave:

Letramento, Gênero Textual, Ensino de gramática.

Resumo

A linguagem humana manifesta-se por meio de textos (MARCUSCHI, 2011), sejam orais ou escritos, portanto, surge a necessidade do trabalho com os mais variados gêneros textuais no processo de ensino/aprendizagem de Língua Portuguesa para que seja possível ampliar o grau de letramento dos alunos.  Além disso, por meio dos gêneros, o professor poderá realizar estudos gramaticais voltados para as necessidades reais de comunicação dos alunos, uma vez que, em todo texto, seja ele escrito ou falado, há uma gramática. Nesse sentido, esta pesquisa tem por objetivo apresentar reflexões de base teórica a respeito do ensino da(s) gramática(s) e do estudo a respeito das variedades linguísticas por meio da abordagem dos gêneros textuais.  O trabalho de pesquisa está pautado nas Diretrizes Curriculares do Paraná (PARANÁ, 2008), e em autores como Antunes (2003; 2007); Franchi (2006) Marcuschi (2008; 2010); Marquardt e Graeff (1986); Mendonça (2006); Soares (2009; 2011); Travaglia (1998); entre outros. Além da pesquisa bibliográfica, foram realizadas observações em aulas de Língua Portuguesa de uma escola pública do município de Ponta Grossa-PR, em turmas de 5ª série/6ºano, e uma entrevista com a professora das turmas. Os resultados da pesquisa de campo comprovam que é possível realizar um modelo de ensino de Língua Portuguesa que prima pela reflexão e pelo estudo da língua viva em contextos reais de interação, desde que haja profissionais comprometidos e que busquem a formação continuada.

Biografia do Autor

Andrinelly Stacheski Fuchs Ribeiro, UEPG

Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR. Participante do Projeto "Estudos de Textos em Contextos de Ensino e Aprendizagem", vinculado ao Programa Laboratório de Estudos do Texto - LET/UEPG.

Eliane Santos Raupp, UEPG

Professora do Departamento de Letras Vernáculas na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Mestre em Linguística Aplicada - UEM. Atua na área de Língua e Linguística.

Downloads

Publicado

12-05-2015

Como Citar

Ribeiro, A. S. F., & Raupp, E. S. (2015). O ENSINO DE GRAMÁTICA E OS GÊNEROS TEXTUAIS NO PROCESSO DE LETRAMENTO. Revista Interfaces, 5(2). Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/2583

Edição

Seção

Artigos