EVIDÊNCIAS LÉXICO-GRAMATICAIS EM REPRESENTAÇÕES DISCURSIVAS DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA; UM ESTUDO COM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL PÚBLICO

Autores

  • Ederson Henrique de Souza Machado Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Márcia Andrea dos Santos Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Palavras-chave:

ensino de língua inglesa, tempos verbais, Linguística Sistêmico-Funcional.

Resumo

O presente texto objetiva analisar o discurso de 51 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do Sudoeste do Paraná. O trabalho utiliza, como aporte teórico, as contribuições da Linguística Sistêmico-Funcional sobre as metafunções ideacional e interpessoal da linguagem. A análise se debruça sobre a construção dos tempos verbais na amostra coletada como forma de buscar o posicionamento temporal dos enunciadores em relação aos conteúdos presentes nos seus respectivos discursos. Os resultados sugerem que no discurso dos jovens são encontrados elementos léxico-gramaticais, referentes aos aspectos temporais dos processos verbais, que marcam uma relação de distanciamento entre os jovens e os conteúdos associados ao ensino de língua inglesa.

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Publicado

01-02-2014

Como Citar

Machado, E. H. de S., & Santos, M. A. dos. (2014). EVIDÊNCIAS LÉXICO-GRAMATICAIS EM REPRESENTAÇÕES DISCURSIVAS DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA; UM ESTUDO COM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL PÚBLICO. Revista Interfaces, 5(1). Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/2355

Edição

Seção

Artigos