CANTIGA DOS ESPONSAIS E UM HOMEM CÉLEBRE: A REPRESENTAÇÃO DA TENSÃO ENTRE MÚSICA POPULAR E MÚSICA ERUDITA NA IDENTIDADE CULTURAL DOS PERSONAGENS

Autores

  • Aline Venturini Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Cutura popular, Cultura Erudita, Machado de Assis

Resumo

Machado de Assis abordou as diferentes artes de seu momento histórico em seus contos. Em “Cantiga dos Esponsais” e “Um Homem Célebre”, o escritor representa dois dilemas de dois artistas e compositores: no primeiro conto, Mestre Romão, compositor sacro e erudito, tenta compor uma música popular e Pestana, artista de músicas populares, pretende compor uma música erudita. O problema é que os dois se perdem em seus conceitos de erudito e popular e não alcançam o seu desejo de criação. Por isso, o objetivo desse artigo é refletir sobre as relações entre popular-erudito no Brasil e como Machado de Assis representa o entendimento dessa temática.

Biografia do Autor

Aline Venturini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, orientada pelo Professor Dr. Luís Augusto Fischer. Atualmnte cursando doutorado em Literatura Brasileira na mesma instituição e professora da rede municipal de Educação de Passo Fundo.

Downloads

Publicado

08-08-2013

Como Citar

Venturini, A. (2013). CANTIGA DOS ESPONSAIS E UM HOMEM CÉLEBRE: A REPRESENTAÇÃO DA TENSÃO ENTRE MÚSICA POPULAR E MÚSICA ERUDITA NA IDENTIDADE CULTURAL DOS PERSONAGENS. Revista Interfaces, 4(1). Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/2210

Edição

Seção

Artigos