A inclusão da Diversidade pela Linguagem: Sujeito, Escrita e Conhecimento

Autores

  • Adriana Aparecida Vaz da Costa Unicamp

Palavras-chave:

Conhecimento, Inclusão, Discurso.

Resumo

A proposta do trabalho é apresentar alguns resultados da pesquisa de mestrado realizada, na qual buscamos analisar os processos de identificação do sujeito-índio e a produção de sentidos sobre o conhecimento, tendo em vista as práticas discursivas de inclusão indígena nas universidades paranaenses. O nosso material de análise constitui-se das redações produzidas por indígenas Kaingang na IV edição do Vestibular Específico Interinstitucional dos Povos Indígenas no Paraná (2005), meio pelo qual se dá a inclusão. Para tanto, nos inscrevemos na perspectiva teórico-metodológica da Análise de Discurso francesa, tal como desenvolvida por Pêcheux e Orlandi.

 

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Publicado

20-07-2012

Como Citar

Costa, A. A. V. da. (2012). A inclusão da Diversidade pela Linguagem: Sujeito, Escrita e Conhecimento. Revista Interfaces, 3(1), 31–38. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/1711

Edição

Seção

Artigos