Paráfrases, paródias e hipertexto: discurso político e ambientes digitais

Autores

  • Juliana da Silveira Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

Dialogismo, hipertexto, intertextualidade, sujeito político.

Resumo

Objetivamos neste trabalho analisar o funcionamento da estrutura hipertextual de dois diferentes sites colaborativos (Wikipedia e Desciclopédia). Mobilizamos conceitos como dialogismo, ciberespaço, hipertexto e intertextualidade, visando estabelecer o modo como os sites dialogam entre si e, ao mesmo tempo, constroem relações hiper(intertextuais) que produzem sentidos diferentes para o sujeito político Roberto Requião. A análise nos auxilia, ainda, a refletir sobre as possíveis implicações desta nova mídia para o campo político-discursivo atual. 

Biografia do Autor

Juliana da Silveira, Universidade Estadual de Maringá

Graduada em Letras Português-Francês, Mestre em Letras e Doutorando em Letras - Estudos do Texto e do Discurso, pela Universidade Estadual de Maringá. Tem como foco de pesquisa a análise do discurso político e sua circulação dos ambientes digitais, principalmente nas redes sociais. 

Downloads

Publicado

20-07-2012

Como Citar

Silveira, J. da. (2012). Paráfrases, paródias e hipertexto: discurso político e ambientes digitais. Revista Interfaces, 3(1), 68–79. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/1703

Edição

Seção

Artigos