AUTORIA, DISCURSO E SUJEITO: UMA QUESTÃO DE SINGULARIDADE OU ORIGINALIDADE?

Autores

  • Livia Márcia Tiba Rádis Baptista Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

ANÁLISE DO DISCURSO, AUTORIA, ENUNCIAÇÃO

Resumo

Neste trabalho, aprofundaremos a reflexão em torno de algumas possíveis relações entre uma proposta discursiva e uma enunciativa de e para a reflexão em torno da linguagem, dos sujeitos e da subjetividade. Com este propósito, nos ocuparemos da  autoria, da enunciação e da produção de discursos. Neste sentido, examinaremos como a Análise do discurso pode, sem se desconstruir como campo teórico e analítico, abrir-se para a problematização de questões relacionadas com a tensão existente entre exterioridade e interioridade linguística e incorporar ao  horizonte da problemática discursiva um redimensionamento do sujeito das práticas discursivas e da produção dos textos e discursos.

Biografia do Autor

Livia Márcia Tiba Rádis Baptista, Universidade Federal do Ceará

Professora Adjunta do Curso de Letras da Universidade Federal do Ceará. Atua nos cursos de graduação e pós-graduação (Linguística) dessa instituição. Atualmente é coordenadora do Programa de pós-graduação em Linguística. É líder do Grupo de Estudos Críticos do Discurso (ESCRID-CNPq) e vice-líder do Grupo de Ensino e Pesquisa em Linguística Aplicada (GEPLA-CNPq).

Downloads

Publicado

20-12-2011

Como Citar

Baptista, L. M. T. R. (2011). AUTORIA, DISCURSO E SUJEITO: UMA QUESTÃO DE SINGULARIDADE OU ORIGINALIDADE?. Revista Interfaces, 2(2), 22–30. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/1399