SENTIDOS DISCURSOS DOS PROGRAMAS SOCIAIS DO GOVERNO LULA

Autores

  • Francieli Conrado Unicentro
  • Maria Cleci Venturini UNICENTRO

Palavras-chave:

Discurso político, memória, cultura política, sentido

Resumo

No presente artigo analisamos aspectos relativos ao discurso político do Presidente Lula, considerando desde o início da sua trajetória política até os posicionamentos adotados ao longo do exercício do cargo presidencial. Essa análise tem como principal componente os referenciais propostos por Eni Puccinelli Orlandi, pelos quais buscamos efeitos de sentidos decorrentes da comparação entre a postura do atual presidente e Getúlio Vargas, uma figura política emblemática nacional. Interessa-nos, igualmente, a identificação de procedimentos discursivos pelos quais emergem efeitos de sentidos ligados ao populismo, especialmente, na fala de Lula, instaurando um imaginário relacionado aos sentimentos ligados ao povo. O que se tem é que esse sujeito busca identificar-se aos seus interlocutores, constituindo traços de identificação, buscando ser visto como semelhante ou igual à maioria dos cidadãos brasileiros, pertencentes às classes populares, tendo em vista que eles são a maioria dos votantes.  

Biografia do Autor

Maria Cleci Venturini, UNICENTRO

Professora Adjunta A, Departamento de Letras (DELET), doutorado em Letras, área de concentração Estudos Lunguísticos pela Universidade Federal d e Santa Maria (UFSM)

Downloads

Publicado

20-12-2011

Como Citar

Conrado, F., & Venturini, M. C. (2011). SENTIDOS DISCURSOS DOS PROGRAMAS SOCIAIS DO GOVERNO LULA. Revista Interfaces, 2(1), 132–141. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/1293