FERNANDO PESSOA E A “ALGIBEIRA VAZIA”. ESTUDO IMAGÉTICO DO POEMA ANIVERSÁRIO

Autores

  • Aline Carla Dalmutt Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Maria Natália Ferreira Gomes Thimóteo Universidade Estadual do Centro-Oeste

Palavras-chave:

Fernando Pessoa, Álvaro de Campos, Infância, “Aniversário

Resumo

É no tema da infância que Fernando Pessoa mais revela a gênese do seu processo heteronímico, identificador maior de sua obra poética. É em Álvaro de Campos, o heterônimo que mais explora esse tema, a sua manifestação do sentir mais intensamente, a saudade da sua infância. O poema “Aniversário”, escrito em 1929, será o nosso objeto de estudo, para ilustrar a fase do “engenheiro aposentado”, detectando e analisando a sua composição imagética ao fazer uma comparação entre o passado feliz e o presente melancólico.

Biografia do Autor

Aline Carla Dalmutt, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Atualmente estudante de graduação em Letras Português e Literaturas de Língua Portuguesa na UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro-Oeste. Componente do PET - LETRAS (bolsista) e participante do Programa de Iniciação Científica Voluntária da mesma universidade.

Maria Natália Ferreira Gomes Thimóteo, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Pós-Doutora pela Universidade dos Açores. Doutora em Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (1999). Professora Associada na Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO.

Downloads

Publicado

20-12-2011

Como Citar

Dalmutt, A. C., & Ferreira Gomes Thimóteo, M. N. (2011). FERNANDO PESSOA E A “ALGIBEIRA VAZIA”. ESTUDO IMAGÉTICO DO POEMA ANIVERSÁRIO. Revista Interfaces, 2(1), 108–115. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/view/1235