<b>Efeito da adubação orgânica sobre componentes da produção em quimiotipos de erva-cidreira.</b>
DOI:
https://doi.org/10.5777/paet.v3i2.987Palavras-chave:
ippia alba (Mill.) N. E. Brown, esterco bovino curtido, planta medicinalResumo
O experimento foi conduzido em área de cultivo orgânico do Setor de Olericultura da Estação Experimental do Campus Universitário de Gurupi, Universidade Federal do Tocantins – UFT, situado na latitude sul 11º43’45” e longitude oeste 49º04’07” com altitude média de 280 m. Avaliou-se o efeito da adubação orgânica sobre aspectos fitotécnicos de três quimiotipos de erva-cidreira Lippia alba (Mill.) N. E. Brown (quimiotipos I: mirceno-citral; II: citral-limoneno e III: carvona-limoneno). O experimento foi montado em esquema fatorial (3 x 4) no delineamento em blocos casualizados com três repetições [(três quimiotipos e quatro doses de adubação orgânica (0; 2; 4 e 6 kg m-2 de esterco bovino curtido)]. As parcelas foram formadas por dez plantas. As características avaliadas foram: altura da planta, número de folhas, número de ramos principais, matéria fresca e seca das folhas, produtividade de matéria fresca e seca das folhas. O quimiotipo III destacou-se em relação aos demais. As doses de adubação orgânica proporcionaram um aumento linear nas médias das características avaliadas das plantas. A dose de 4 kg m-2 de esterco bovino curtido é a mais adequada para os três quimiotipos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- A veracidade das informações e a autoria de todo o conteúdo apresentado nos artigos é de responsabilidade do(s) autor(es). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).