<b>Influência da idade, número de repicagens e coloração dos micélios na esporulação de isolados de <i>Magnaporthe oryzae</i>, causador da brusone em arroz no estado do Tocantins</b>
DOI:
https://doi.org/10.5777/paet.v3i3.832Palavras-chave:
Pyricularia oryzae, arroz, brusone, conidiogênese, características fenotípicasResumo
O fungo Magnaporthe oryzae, causador da brusone do arroz, apresenta uma série de limitações de cultivo em condições controladas. Algumas características podem ser variáveis até para um mesmo isolado e exigem adaptações ou inovações dos pesquisadores para possibilitar o desenvolvimento de ensaios. Este trabalho teve o objetivo verificar, de isolados monospóricos de M. oryzae da raça IA-1 coletados no Projeto Rio Formoso, município de Formoso do Araguaia, a durabilidade das culturas armazenadas em laboratório, a quantidade máxima de repicagens para manter a produção satisfatória de conídios pelas colônias e a relação de diferentes colorações das culturas em meio BDA com a produção de conídios. Para tanto, realizou-se três ensaios em delineamento inteiramente casualizado. No Ensaio I, utilizaram-se culturas com 10, 14, 18, 22, 26 e 30 dias após a repicagem. No Ensaio II, utilizaram-se culturas com 0, 1, 2, 3 e 4 repicagens a partir da cultura original. No Ensaio III, classificaram-se as culturas como Negra, Centro cinza com largas bordas brancas, Cinza, Centro cinza com estreitas bordas brancas e Branca. Maiores esporulações de M. oryzae foram obtidas em culturas com 14 dias após a repicagem, na segunda repicagem e de coloração negra.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- A veracidade das informações e a autoria de todo o conteúdo apresentado nos artigos é de responsabilidade do(s) autor(es). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).