<b>Avaliação da fórmula NPK 8-30-20 com adição de gesso agrícola em comparação à adubação convencional para produção de batata (<i>Solanum tuberosum<i> L.)</b>
DOI:
https://doi.org/10.5777/paet.v3i1.661Palavras-chave:
adubação na batata, gesso agrícola, sarna comum, sarna prateadaResumo
Diferentes formas de manejo da adubação são empregadas pelos bataticultores, sendo que, de tempos em tempos, surge uma fórmula para adubar a cultura. Porém, deve-se dar especial atenção à adubação e nutrição da cultura da batata, pois a demanda relativa de fertilizantes por unidade de área na cultura é elevada. O objetivo do trabalho foi avaliar a utilização da fórmula NPK 8-30-20 com adição de gesso agrícola comparado a adubação NPK 4-14-8 (tratamento padrão regional) na produção da cultura da Batata. O trabalho foi desenvolvido na Unidade de Pesquisa em Produção de Batata e Microclima para a Agricultura, no Campus CEDETEG da Universidade Estadual do Centro Oeste – UNICENTRO em Guarapuava – PR. Os tratamentos aplicados foram: T1 - 3,5 t ha-1 de NPK 4-14-8; T2 - 3,5 t ha-1 de NPK 4-14-8 mais a aplicação de 3 t ha-1 de gesso; T3 - 1,75 t ha-1 de NPK 8-30-20; T4 - 1,75 t ha-1 de NPK 8-30-20 mais a aplicação de 3 t ha-1 de gesso; T5 - 1,75 t ha-1 de NPK 8-30-20 mais a aplicação de gesso para suprir a diferença entre os fertilizantes. O plantio da cultura da batata foi realizado no dia 23 de dezembro de 2008 e a cultivar utilizada foi a Ágata. A semente utilizada foi de Geração 01 e tubérculos de classe II. A densidade de plantio utilizada foi de 50.000 tubérculos por hectare. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado com cinco tratamentos e quatro repetições. Avaliou-se a produtividade e a classificação dos tubérculos de acordo com o tamanho e incidência e severidade da Sarna Comum (Streptomyces spp.) e Sarna Prateada (Helminthosporium solani Dur. e Mont.), sobre os tubérculos. A análise estatística foi realizada por análise de variância e teste de comparação de médias pelo teste de Tukey (5%). A Classificação dos tubérculos foi realizada de acordo com as classes de diâmetro da portaria nº 69 do MAPA de 21 de fevereiro de 2005. O uso de adubação com 5 t ha-1 de NPK 4-14-8 mais a aplicação de 3 t ha-1 de gesso e 1,75 t ha-1 de NPK 8-30-20 mais a aplicação de 3 t ha-1 de gesso ocasionam os melhores resultados de produtividade da cultura da batata e melhor classificação dos tubérculos. A aplicação de gesso foi importante para redução da incidência de sarna comum independente da formulação NPK e a aplicação da formulação NPK sem adição de gesso predispõe a cultura a uma maior ocorrência de sarna.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- A veracidade das informações e a autoria de todo o conteúdo apresentado nos artigos é de responsabilidade do(s) autor(es). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).