<b>Arquitetura de ninhos de <i>Acromyrmex</i> (<i>Moellerius</i>) <i>balzani</i> (Formicidae: Myrmicini: Attini) em pastagens na região sudoeste da Bahia</b>
DOI:
https://doi.org/10.5777/paet.v3i2.660Palavras-chave:
Attini, câmaras, formigas cortadeiras de gramíneasResumo
Formigas cortadeiras Acromyrmex (M.) balzani (Emery), especializadas no corte de gramíneas, são de ocorrência comum em pastagens e cultivos agrícolas da região Sudoeste da Bahia, atingindo altas densidades de ninhos. O objetivo deste trabalho foi estudar aspectos da arquitetura de ninhos de A. balzani, localizados em pastagens da Região Sudoeste da Bahia, buscando-se subsídios para o aperfeiçoamento de estratégias de controle da praga. Dez ninhos localizados nos municípios de Vitória da Conquista, Itapetinga, Tremedal e Itambé, BA, foram selecionados para os estudos. Externamente, foram medidos a área e o volume de terra solta e a distância entre o monte de terra solta e a torre. A escavação foi completa, abrindo-se valetas e efetuando-se cortes no perfil do solo. Procedeu-se à medição da largura, altura, comprimento das câmaras, profundidade em relação à superfície do solo e localização nas coordenadas de um eixo ortogonal previamente estabelecido. A área e volume de terra solta variaram de 325 cm2 a 1880 cm2 e de 0,1 L a 5,9 L, respectivamente. As distâncias entre o monte de terra solta e a torre variaram de 2 a 37 cm. O número total de câmaras por ninho variou de 3 a 14, com predominância de câmaras contendo fungo, formigas adultas e formas jovens. A maior concentração de câmaras ocorreu nos primeiros 30 cm e nas proximidades do monte de terra solta, mas não sob sua projeção.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- A veracidade das informações e a autoria de todo o conteúdo apresentado nos artigos é de responsabilidade do(s) autor(es). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).