<b>Avaliação de componentes da planta do milho sobre diferentes épocas de aplicação de nitrogênio em sucessão a diferentes coberturas de solo</b>
DOI:
https://doi.org/10.5777/paet.v3i1.656Palavras-chave:
plantas de cobertura, plantio direto, nutrientesResumo
O milho (Zea mays L.) vem sendo implantado em lavouras no sistema de plantio direto, onde seu uso tem trazido melhores resultados na produção devido ao menor revolvimento do solo, reduzindo assim o risco de erosões, mantendo as características naturais e melhora na retenção de água. O experimento foi semeado em área de lavoura comercial, caracterizado por Latossolo Vermelho Distrófico, no município de Capitão Leônidas Marques-PR, no ano agrícola 2008/2009. O objetivo deste trabalho foi avaliar o desenvolvimento da cultura do milho, segundo os diferentes períodos de aplicação de nitrogênio, fornecido em forma de uréia, em sucessão a quatro diferentes coberturas de solo: a aveia preta (Avena strigosa), nabo forrageiro (Raphanus sativus), trigo (Triticum spp.) e a vegetação espontânea natural (pousio), juntamente com diferentes aplicações de N, dispostas da seguinte maneira (1/3 sulco + 2/3 com 8 folhas e 1/3 sulco + 1/3 com 4 folhas + 1/3 com 8 folhas). O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados, onde foram avaliados a altura de planta e da inserção da espiga, espessura de colmo e espiga e comprimento de espiga. Os resultados demonstram que as diferentes épocas de aplicação e as diferentes coberturas de solo não diferiram significativamente nos resultados obtidos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- A veracidade das informações e a autoria de todo o conteúdo apresentado nos artigos é de responsabilidade do(s) autor(es). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).