<b>Medição de áreas rurais por fotografias aéreas, em escala nominal e média, comparadas à obtida por GPS topográfico</b>
DOI:
https://doi.org/10.5777/paet.v3i1.624Palavras-chave:
topografia, receptor GPS topográfico, fotografias aéreasResumo
O presente trabalho se refere à avaliação planimétrica da Fazenda Boa Esperança, localizada no município de Botucatu-SP, através de levantamento pelo sistema de posicionamento global em confronto com os valores obtidos com a utilização de fotografias aéreas. Inicialmente realizou-se o levantamento planimétrico pelo Sistema de Posicionamento Global (GPS topográfico), efetuando a leitura de quinze pontos de interesse, pontos estes considerados como fundamentais para a perfeita delimitação da propriedade os quais foram submetidos ao software Datageosis versão 2.3 professional para obtenção do valor de área. Em seqüência, de posse do material aerofográfico composto por fotografias aéreas em escalas 1:6000 e 1:30000, se localizou a fazenda objeto de estudo e após definir exatamente seus limites procedeu-se à determinação de sua área com auxílio do sistema “splan” de integração eletrônica de áreas. Os resultados obtidos em função das metodologias utilizadas permitiram constatar que a utilização da escala média na fotografia aérea possibilitou uma melhora acentuada nos valores de área, sendo que a escala média 1:30823 foi a que produziu o valor de área mais próximo do valor obtido segundo o levantamento efetuado com receptor GPS topográfico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- A veracidade das informações e a autoria de todo o conteúdo apresentado nos artigos é de responsabilidade do(s) autor(es). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).