<b>Variabilidade genética entre cultivares de soja, sob diferentes condições edafoclimaticas</b>
DOI:
https://doi.org/10.5777/paet.v2i3.621Palavras-chave:
Divergência genética, soja, várzea irrigada, Estado do TocantinsResumo
O sucesso de um programa de melhoramento de soja reside na existência de variabilidade genética na população segregante. Com isso, a identificação de genitores divergentes e adaptados às condições edafoclimáticas da região, onde serão cultivados, é de fundamental importância. Com objetivo de avaliar a divergência genética entre 14 cultivares de soja, foram realizados quatro ensaios, sendo dois na Estação Experimental de Gurupi e dois na de Palmas, na safra 2007/08, em condições de Terras altas. A divergência genética foi avaliada por procedimentos multivariados: distância generalizada de Mahalanobis, método de agrupamento de otimização de Tocher, método vizinho mais próximo e técnica de variáveis canônicas. As cultivares M9144RR (3211 kg ha-1), P99R01 (3083 kg ha-1), EMGOPA-314 (3057 kg ha-1), M8527RR (3033 kg ha-1), M8849RR (2845 kg ha-1) e a MSOY-9056 (2799 kg ha-1) apresentaram as maiores médias de PROD, diferindo (p≤0,05) das demais cultivares. Os métodos de otimização de Tocher, vizinho mais próximo e dispersão gráfica das variáveis canônicas foram concordantes entre si. O número de vegens por planta (80,27%) foi a mais eficiente em explicar a dissimilaridade entre as cultivares, devendo ser priorizadas na escolha de progenitores em programas de melhoramento. A presença de variabilidade genética permitiu a identificação de cultivares dissimilares e com altas médias das características estudadas. As hibridações P99R01 x M8360RR, P99R01 x M8849RR, M9144RR x M8360RR e ENGOPA-314 x P99R01, são promissoras para obtenção de populações segregantes com variabilidade superior.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- A veracidade das informações e a autoria de todo o conteúdo apresentado nos artigos é de responsabilidade do(s) autor(es). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).