Desenvolvimento inicial de plantas de soja e qualidade de semeadura em função da velocidade de deslocamento da semeadora e textura do solo
Palavras-chave:
Argilosa, arenosa, Glycine max, plantas duplas.Resumo
A implantação da soja deve ser cuidadosamente planejada de modo a não ocorrer falhas que tendem a reduzir a produtividade. O presente estudo teve como objetivo avaliar o desenvolvimento inicial e a qualidade de semeadura da soja implantada com diferentes velocidades de semeadura em solos com texturas diferentes. O experimento foi instalado em delineamento de blocos casualizados com esquema fatorial 4x2: Quatro velocidades de semeadura (4, 6, 8 e 10 km h-1) em dois tipos de solos (140 e 350 g kg de argila), semeado com espaçamento de 0,48 m entre linhas. As variáveis respostas avaliadas foram: Altura de plantas, diâmetro do caule, espaçamento entre plantas e porcentagem de espaçamentos normais, duplos e falhos. Quando comparou-se somente os tipos de solos foi verificado 3,5% a mais de espaçamentos duplos no solo arenoso, o diâmetro do caule e altura das plantas foram menores neste solo. Com a elevação da velocidade a porcentagem de espaçamentos normais diminuiu e a porcentagem de espaçamentos duplos aumentou, no solo arenoso o ajuste foi linear e no argiloso quadrático, onde com 8 km h-1 começou a aparecer as plantas duplas. O comportamento dos solos na porcentagem de espaçamentos falhos foi similar. O número de plantas por metro reduziu linearmente com a elevação da velocidade. A melhor velocidade foi a de 4 km h-1 independentemente do solo.Referências
ABNT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Projeto de norma 04:015.06- 004/1995. Semeadora de precisão: ensaio de laboratório/método de ensaio. São Paulo: ABNT, 1996. 2lp.
CONAB – Companhia Nacional de Abastecimento. Acompanhamento da safra brasileira de grãos. Brasília: CONAB, v. 3, n. 12, 178p. 2016.
CORTEZ, J.W.; FURLANI, C.E.A.; SILVA, R.P.; LOPES, A. Distribuição longitudinal de sementes de soja e características físicas do solo no plantio direto. Engenharia Agrícola, Jaboticabal, v.26, n.2, p.502-510, 2006.
DIAS, O.V.; ALONÇO, A.S.; BAUMHARDT, U.B.; BONOTTO, G.J.
Distribuição de sementes de milho e soja em função da velocidade e densidade de semeadura. Ciência Rural, Santa Maria, v. 39, n. 6, p. 1721-1728, set. 2009.
EMBRAPA - EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA. Sistema Brasileiro de Classificação de Solo. 3ed. Brasília: EMBRAPA, 2013.
FANTIN, N.A.M.; MEERT, L.; HANEL, A.; ALENCAR, J.R. de C. C. de; PETEAN, L.P. Componentes de produção e qualidade de semeadura de soja em função de diferentes velocidades do conjunto trator + semeadora. Applied Research & Agrotechnology, Guarapuava, v. 9, n. 3, p. 77-85, 2016.
FERREIRA, D.F. Sisvar: a computer statistical analysis system. Ciência & Agrotecnologia, Lavras, v. 35, n. 6, p. 1039-1042, 2011.
FURLANI, C.E.A.; JÚNIOR, A.P.; CORTEZ, J.W.; SILVA, R.P.E.; GROTTA, D.C.
C. Influência do manejo da cobertura vegetal e da velocidade de semeadura no estabelecimento da soja (Glycine max). Engenharia na Agricultura, Viçosa, v.18,
n.3, p. 227-233, 2010.
JASPER, R.; JASPER, M.; ASSUMPÇÃO, P.S.M.; ROCIL, J.; GARCIA L.C. Velocidade de semeadura da soja. Engenharia Agrícola, Jaboticabal, v.31, n.1, p.102-110, 2011.
KLEIN, V.A.; SIOTA, T.A.; ANESI, A.L.; BARBOSA, R. Efeito da velocidade na semeadura direta de soja. Engenharia Agrícola, Jaboticabal, v.22, n.1, p.75-82, 2002.
NASCIMENTO, F.M.; RODRIGUES, J.G.L.; FERNANDES, J.C.; GAMERO, C.A.; BICUDO, S.J. Efeito de sistemas de manejo do solo e velocidade de semeadura no desenvolvimento do sorgo forrageiro. Revista Ceres, Viçosa, v. 61, n.3, p. 332-337, 2014.
PINHEIRO NETO, R.; BRACCINI, A. L.; SCAPIM, C.A.; BORTOLOTTO, V.C.; PINHEIRO, A.C. Desempenho de mecanismos dosadores de semente em diferentes velocidades e condições de cobertura do solo. Acta Scientiarum Agronomy, Maringá, v. 30, n. 5, p. 611-617, 2008.
RAMBO, L.; COSTA, J.A.; PIRES, J.L.F.; PARCIANELLO, G.; FERREIRA, F. Rendimento dos grãos de soja em função do arranjo de plantas. Ciência Rural. Santa Maria, v.33, n.3, p.405-411, 2003.
REIS, E.F.; MOURA, J.R.; DELMOND, J.G.; CUNHA, J.P.A.R. Características operacionais de uma semeadora-adubadora de plantio direto na cultura da soja (Glycine max (L.) Merril). Revista Ciências Técnicas Agropecuárias, Habana, v.16, n.3, p.70-75, 2007.
TOURINO, M.C.C.; REZENDE, P.M. de; SALAVADOR, N. Espaçamento, densidade e uniformidade de semeadura na produtividade e características agronômicas da soja. Pesquisa agropecuária brasileira, Brasília, v. 37, n. 8, p. 1071-1077, 2002.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- A veracidade das informações e a autoria de todo o conteúdo apresentado nos artigos é de responsabilidade do(s) autor(es). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).