<b>Uso eficiente da água: uma contribuição para o desenvolvimento sustentável da agropecuária</b>
DOI:
https://doi.org/10.5777/paet.v2i1.446Resumo
Na maioria das áreas agrícolas irrigadas o volume de água utilizado é superior ao realmente necessário para a produção satisfatória de alimentos. A eficiência no uso da água pode auxiliar na resolução dos problemas de escassez, diminuir conflitos entre usuários e aumentar, estabilizar e garantir a produção. Este trabalho mostra possíveis alternativas para o uso eficiente da água na agropecuária baseado em diretrizes desenvolvidas na Europa e Estados Unidos, procurando estabelecer critérios de uso adequado para as condições brasileiras. Após um processo de consultas participativo, tanto na Europa quanto nos Estados Unidos foram publicadas diretrizes com orientações como a utilização de métodos de irrigação com menores desperdícios. As diretrizes indicam soluções tecnológicas e gerenciais como a utilização de sistemas de medição, informação e controle, programação da irrigação, aperfeiçoamento das técnicas de irrigação, adequação da gestão da rega de acordo com o clima, manejo do solo e das espécies cultivadas e a utilização de plantas de cobertura. Existem soluções tecnológicas e gerenciais que podem contribuir para o uso eficiente e a otimização da utilização da água na agricultura irrigada no Brasil. Para a aplicação dessas soluções há a necessidade de avaliar o potencial de melhoria e estabelecer metas para os próximos anos.Downloads
Publicado
07-12-2009
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- A veracidade das informações e a autoria de todo o conteúdo apresentado nos artigos é de responsabilidade do(s) autor(es). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).