<b>Ajuste da curva de infiltração por meio de diferentes modelos empíricos</b>
DOI:
https://doi.org/10.5777/paet.v2i1.439Resumo
A estimativa de algumas propriedades físico-hídricas do solo, por meio do uso de modelos empíricos, constitui uma excelente alternativa para a redução do tempo e do custo das análises laboratoriais, especialmente para aplicação rápida e precisa desses valores em projetos agrícolas. O objetivo do presente trabalho é estimar a velocidade de infiltração de água no solo por meio de modelos empíricos propostos por Horton, Kostiakov e Kostiakov-Lewis e comparar os resultados com os dados obtidos em campo por meio do infiltrômetro de anel. A pesquisa foi conduzida em solo de textura arenosa da área experimental da Empresa Estadual de Pesquisas Agropecuárias – EMEPA, localizada no município de Lagoa Seca (PB). Foram realizados, ao longo da área experimental, um total de 65 testes de infiltração, por meio do infiltrômetro de anel. Os modelos de Horton, Kostiakov e Kostiakov-Lewis foram ajustados aos dados obtidos em campo com o infiltrômetro de anel. Dentre os modelos testados, o proposto por Horton foi o que apresentou o melhor desempenho. Entretanto, os prognósticos dos modelos de Horton, Kostiakov e Kostiakov-Lewis foram praticamente similares.Downloads
Publicado
06-12-2009
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- A veracidade das informações e a autoria de todo o conteúdo apresentado nos artigos é de responsabilidade do(s) autor(es). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).