<b>Efeito da aplicação de efluente de abatedouro bovino tratado em lagoas de estabilização no solo e no desenvolvimento do milho</b>
DOI:
https://doi.org/10.5777/paet.v2i1.427Resumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da aplicação em diferentes doses de água residuária de abatedouro em latossolo vermelho distrófico e no desenvolvimento do milho. A água residuária foi coletada após tratamento em lagoas de estabilização. Doses de 150m3 ha-1, 450m3 ha-1, 900m3 ha-1 e 1.350m3m ha-1 de água residuária foram aplicadas ao longo do ciclo vegetativo do milho. Foram utilizadas doze colunas de solo de 0,25m de diâmetro e 0,65m de altura cada. O material percolado foi analisado em todas as doses e apresentou redução dos parâmetros nitrogênio (Kjedhal) de 0,02g L-1 e fósforo de 0,1mg L-1 em todos os tratamentos. Na maior dosagem, 900m3 ha-1, o teor de potássio foi de 12,08mg L-1 e o cálcio e o magnésio aumentaram em 40% e 173% em média, respectivamente. Foi observada uma redução do teor de sódio em 92% e ocorreu uma redução quase que total de DBO e DQO. As plantas que receberam as doses 450m3 ha-1, 900m3 ha-1 e 1.350m3 ha-1 apresentaram valores superiores de matéria verde, comprimento da espiga e número de folhas. A fertilidade do solo não sofreu alterações bruscas em relação aos parâmetros analisados.Downloads
Publicado
05-12-2009
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- A veracidade das informações e a autoria de todo o conteúdo apresentado nos artigos é de responsabilidade do(s) autor(es). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).