<b>Geoprocessamento aplicado ao levantamento fitossociológico em parcelas permanentes</b>
DOI:
https://doi.org/10.5777/paet.v2i1.425Resumo
O objetivo deste trabalho foi a criação de um banco de dados de georreferenciado para acompanhar as mudanças fitossociológicas dos indivíduos arbóreos ao longo do tempo e sua distribuição geográfica na área de estudo. Para o levantamento fitossociológico na área de estudo foram demarcadas parcelas permanentes ao longo das planícies de inundação dos rios Carro Quebrado e Cascavel, localizados no Campus CEDETEG da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), no município de Guarapuava, Estado do Paraná. Em cada parcela foram avaliados atributos como: PS = posição sociológica; CC = classe de copa; Ca = características das árvores; CQT = condição de qualidade de tronco; Cs = condições. Essas parcelas foram espacializadas a partir da utilização do Sistema de Posicionamento Global (GPS) e os dados foram exportados para o software SPRING com a finalidade de construir um banco de dados cadastral, visando o acompanhamento e a análise do desenvolvimento da vegetação local. A geração do banco de dados permitiu acompanhar o desenvolvimento das árvores dentro de uma escala temporal, mostrando a evolução do fragmento de floresta estudado.Downloads
Publicado
05-12-2009
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- A veracidade das informações e a autoria de todo o conteúdo apresentado nos artigos é de responsabilidade do(s) autor(es). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).