Destinação dos resíduos sólidos de atividade agropecuária e riscos de poluição ambiental em comunidade do município de Cascavel - Paraná
DOI:
https://doi.org/10.5935/PAeT.V8.N3.11Palavras-chave:
Resíduo Sólido de Serviço de Saúde Veterinário (RSSSV), Bovinocultura de leite, Logística Reversa.Resumo
Os resíduos sólidos os oriundos dos serviços de saúde são de grande preocupação, visto os risco de contaminação ambiental, a saúde humana e animal. Neste contexto, em 2010 aprovou-se a Lei de nº 12.305 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) que visa à destinação correta dos resíduos. A geração de resíduos sólidos nas propriedades rurais é um dos grandes problemas enfrentados pelos agropecuaristas, no qual o resíduo veterinário faz parte do cotidiano. A bovinocultura é um dos grandes consumidores de produtos veterinários, sendo responsável por grande geração de resíduo. Assim, o objetivo deste trabalho foi realizar investigação junto aos agropecuaristas da Colônia Rio da Paz – Cascavel – Pr, afim de levantar informações sobre o destino dos Resíduos Sólidos dos Serviços de Saúde de origem veterinária gerados nas propriedades. Foi realizada uma coleta de informações através de um questionário, no qual foi respondido por agropecuaristas do setor leiteiro, para identificar o que se tem feito a respeito destes rejeitos e verificar a opinião dos produtores sobre o assunto. As informações coletadas foram tabeladas, convertida em porcentagem (%) representada em gráficos. A proporção de resíduo é bastante variada, como o número de animais por propriedade. Visto que, cerca de 80% dos que participaram da pesquisa, acreditam que a logística reversa seria a melhor opção para questão apresentada. Com tudo, pode-se concluir que a necessidade do processo de logística reversa para este tipo de resíduo também se faz necessária para minimizar possíveis riscos a população das áreas rurais e se rebanho.
Referências
BRASIL. Lei nº 12.305. Política Nacional de Resíduos Sólidos de 02 de Agosto de 2010. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12305.htm. Acessado dia 28/03/2014.
_____. Lei nº 6.938. Política Nacional do Meio Ambiente de 31 de Agosto de 1981. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L6938.htm. Acessado dia 28/03/2014.
______. Ministério do Meio Ambiente. Conama Resolução nº 358 de 29 de Abril de 2005. Disponível em: http://www.mma.gov.br/port/conama/legiabre.cfm?codlegi=462. Acessado dia 08/09/2013.
BUENO, E. TREVISANE, R. G. Amenizar o Impacto Ambiental Gerenciando os Resíduos. Centro de Saúde da Comunidade – CECOM. 2008. Disponível em: http://www.cgu.unicamp.br/gestaoambiental/premiogestaoambiental/Amenizar-o-Impacto-Ambiental-Gerenciando-os-Residuos.pdf. Acesso em: 05/11/2014.
DURAZZINI, A. M.; PARADELO, E. S. Lixo Rural no Brasil: a problemática da destinação correta de embalagens vazias de agrotóxicos e a realização de coleta seletiva. Dissertação (Graduação de Tecnologia em Gestão Ambiental). 108p. Minas Gerais. 2010.
GUILHOTO, J. J. M. et al. A importância da agricultura familiar no Brasil e em seus Estados. NEAD - Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural - Ministério do Desenvolvimento Agrário; FIPE - Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. Departamento de economia, FEA/USP; REAL, University of Illinois, 2004.
INSTITUTO SALUS. Resíduos de Serviço de Saúde: normas para o gerenciamento e descarte. 2011. Disponível em: http://www.institutosalus.com/noticias/uso-racional-demedicamentos/residuos-de-servicos-de-saude-normas-para-o-gerenciamento-e-descarte. Acesso em 05/11/2014.
MANSOR, M. T. C. et al. Resíduos sólidos. São Paulo: SMA, 2010. 76p. (Cadernos de Educação Ambiental, 6), 2010.
MORO, C. G. Gestão de residuos de saúde em uma clinica veterinária. Monografia (Graduação em Medicina Veterinária: Universidade Federal do Rio Grande do Sul). 33p. Porto Alegre. 2010.
PASQUALI, L. Composição gravimétrica de resíduos sólidos recicláveis domiciliares no meio rural de Chopinzinho – PR. Dissertação (Mestrado) Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional. Pato Branco/PR. 68p. 2012.
ROVERSI, C. A. Destinação dos resíduos sólidos no meio rural. Monografia (Especialização em Gestão Ambiental em Municípios). Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013. 49f.
SPERANÇA, A. A. Cascavel a história. Curitiba: Lagarto, 1992. 300p Il.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- A veracidade das informações e a autoria de todo o conteúdo apresentado nos artigos é de responsabilidade do(s) autor(es). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).