<b>Variabilidade pluviométrica e disponibilidade hídrica em Fernandes Pinheiro, região Centro-Sul do estado do Paraná</b>
DOI:
https://doi.org/10.5777/paet.v2i2.37Palavras-chave:
balanço hídrico, chuva, evapotranspiração, balanço hídrico climatológicoResumo
O presente trabalho teve como objetivo analisar o regime pluviométrico e estimar preliminarmente o balanço hídrico climatológico para o município de Fernandes Pinheiro, Paraná. A série de dados estudados compreendeu o período de 1963 a 2004, da Estação Agrometeorológica de Fernandes Pinheiro, monitorada pelo Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR). Os procedimentos metodológicos pautaram-se em cálculos estatísticos da média, do desvio padrão, do coeficiente de variação mensal e anual da pluviosidade, e na aplicação do método do balanço hídrico climatológico. Os resultados obtidos apontaram que é normal a presença de um período de déficit hídrico no solo, independentemente da quantidade pluviométrica, e que, apesar da pouca variabilidade pluviométrica anual, existe uma significativa variabilidade pluviométrica mensal no município de Fernandes Pinheiro.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- A veracidade das informações e a autoria de todo o conteúdo apresentado nos artigos é de responsabilidade do(s) autor(es). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).