Análise do desempenho de interpoladores para a elaboração de mapas de pH para a agricultura familiar
DOI:
https://doi.org/10.5935/PAeT.V8.N2.10Palavras-chave:
TIN, TREND, Krigagem, agricultura familiar, agricultura de precisão.Resumo
O objetivo desta pesquisa foi analisar interpoladores aplicados em diferentes espaçamentos de coletas de amostras de solos para a elaboração de mapas de pH em pequenas propriedades rurais que se enquadram na categoria de Agricultura Familiar na região de Ourinhos, SP, Brasil. As técnicas utilizadas seguiram os fundamentos da agricultura de precisão, com ajustes voltados para pequenos agricultores de forma que a análise dos dados básicos do solo prescindisse do uso de equipamentos caros, inacessíveis a este público. Para o desenvolvimento das etapas da pesquisa foram feitas coletas georreferenciadas de amostras de solo em campo, análises das amostras no laboratório de solos do Campus da Unesp de Ourinhos e espacialização dos resultados em mapas, que foram gerados a partir de técnicas de interpolação e de Geoprocessamento. O interpolador avaliado como o mais adequado para os objetivos propostos foi o TIN (Triangular Irregular Network), pois sua precisão independeu da quantidade de amostras. Além disso, pode ser aplicado por pessoas com conhecimentos básicos de informática e de geoprocessamento.
Referências
BURROUGH, P. A.; MCDONNELL, R. A. Principles of Geographical Information Systems. New York: Oxford University Press Inc., 2004. 333 p.
CARVALHO, J. R. P.; VIEIRA, S. R.; MORAN, R. C. C. P. Como Avaliar Similaridades entre Mapas de Produtividade. Relatório Técnico. Campinas: Embrapa, 2001. 24 p. Disponível em: <http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/bitstream/doc/7111/1/RELATORIOTECNICO10int.pdf>. Acesso em: 17 jan. 2013.
COELHO, A. M. Agricultura de Precisão: manejo da variabilidade espacial e temporal dos solos e das culturas. In.: CURI, N. et. al. (Org.). Tópicos em ciência do solo. Viçosa, MG: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2003, v. 3, p. 249-90.
FAZAN, A. J.; DAL POZ, A. P.; OLIVEIRA, F. F. Separação de telhados de edifícios a partir de TIN/laser e análise de componentes conexos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS GEODÉSICAS E TECNOLOGIAS DA GEOINFORMAÇÃO, 3., 2010, Recife. Anais Eletrônicos... Recife: UFPE, 2010. p. 1-7. Disponível em: <http://www.ufpe.br/cgtg/SIMGEOIII/IIISIMGEO_CD/artigos/Todos_Artigos/A_183.pdf>. Acesso em: 12 fev. 2013.
FIGUEIREDO, G. C.; VIEIRA, C. A. O. Estudo do comportamento dos índices de Exatidão Global, Kappa e Tau, comumente usados para avaliar a classificação de imagens do sensoriamento remoto. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO, 13., 2007, Florianópolis. Anais Eletrônicos... Florianópolis: INPE, 2007. p. 5755-62. Disponível em: <http://marte.dpi.inpe.br/col/dpi.inpe.br/sbsr@80/2006/11.13.17.35/doc/5755-5762.pdf>. Acesso em: 30 maio. 2013.
KIEHL, E. J. Manual de Edafologia: relações solo – planta. São Paulo: CERES, 1979, 262p.
LANDIM, P. M. B. Webinar: Geoestatística Aplicada em Ciências Agrárias. MundoGEO, 2013. Disponível em: <http://mundogeo.com/webinar/sgea3/arquivos.html>. Acesso em: 19 maio 2013.
OLIVEIRA, G.S. R. Avaliação da qualidade de resultados obtidos através dos métodos de classificação supervisionada - máxima verossimilhança e redes neurais. 2003. 35 f. Monografia (Pós-Graduação em Geoprocessamento) - Departamento de Cartografia, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.
PIROLI, E.L., SANTAROSA, L.V. Mapas de aplicação localizada de insumos e técnicas para agricultura familiar. Revista Ciência em Extensão. v.9, n.1, p.135-149, 2013.
RAIJ, B. et al. (Org.). Análise química para avaliação da fertilidade de solos tropicais. Campinas: Instituto Agronômico: 2001. 285p.
RAIJ, B. et al. (Org.). Boletim Técnico 100: Recomendações de Adubação e Calagem para o Estado de São Paulo. 2. ed. Campinas: Instituto Agronômico, 1997. 285p.
SILVA, A. R. et al. Extração da cobertura vegetal de áreas urbanas utilizando imagens do satélite GeoEye-1. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO, 15., 2011, Curitiba. Anais Eletrônicos... São José dos Campos: INPE, 2011. p.1576-83. Disponível em: <http://www.dsr.inpe.br/sbsr2011/files/p1432.pdf>. Acesso em: 30 maio. 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- A veracidade das informações e a autoria de todo o conteúdo apresentado nos artigos é de responsabilidade do(s) autor(es). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).