<b>Análise do uso da terra por classes de declividade em microbacia hidrográfica usando geoprocessamento</b>
DOI:
https://doi.org/10.5777/paet.v3i1.353Palavras-chave:
uso da terra, microbacia do córrego Limoeiro, geoprocessamentoResumo
O objetivo deste trabalho foi o levantamento do uso da terra na microbacia hidrográfica do Córrego Limoeiro situada nos municípios de Presidente Prudente e Álvares Machado no Oeste do Estado de São Paulo. O referido levantamento foi efetuado utilizando-se uma imagem do sensor TM do satélite Landsat 7 e o Sistema de Informações Geográficas Idrisi. O resultado do levantamento foi analisado estatisticamente através do índice kappa. Em seguida, digitalizaram-se as curvas de nível da microbacia que foram interpoladas para fornecer as classes de declive de toda a área estudada. Depois disso, cruzou-se as classes de declive com o uso da terra com a finalidade de verificar os principais usos da terra em cada classe de declive. Observou-se que a pecuária e a área urbanizada são as principais ocupações do solo na microbacia. Observou-se ainda que as classes de declive predominantes na área estudada são aquelas entre 3 e 12 por cento.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- A veracidade das informações e a autoria de todo o conteúdo apresentado nos artigos é de responsabilidade do(s) autor(es). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).