Comparativo entre levantamento “In loco” e análise de imagens orbitais na determinação da área de imóveis rurais para fins de fiscalização ambiental
DOI:
https://doi.org/10.5935/PAeT.V8.N2.09Palavras-chave:
Diferenças posicionais, imagens orbitais, Google Earth®.Resumo
O trabalho foi realizado para efetuar um comparativo entre as diferenças posicionais obtidas pelo levantamento “in loco”, utilizando-se Sistemas de Posicionamento Geográficos e o levantamento por análise de imagens orbitais, utilizando como ferramenta o programa Google Earth®. Os levantamentos foram realizados nos municípios de Maringá, Presidente Castelo Branco e Santa Inês, estado do Paraná. Foram coletadas informações posicionais de diferentes feições dos imóveis, utilizando-se as duas formas de levantamento planimétrico. Os resultados obtidos permitiram inferir que as diferentes formas de levantamento utilizados apresentaram resultados positivos quando do levantamento planimétrico, sendo a análise de imagens orbitais uma ferramenta indicada na pré-visualização de feições geográficas na confecção de projetos de cadastramento rural.
Referências
BACHA, C. J. C. A dinâmica do desmatamento e reflorestamento no Brasil. ESALQ/USP ESCOLA SUPERIOR DE AGRONOMIA LUIZ DE QUEIROZ, Set. de 1993.
INCRA – INSTITUTO NACIONAL DE COLONIZAÇÃO E REFORMA AGRÁRIA; Norma Técnica para Georreferenciamento de Imóveis Rurais, 3.ed. 2014.
LIMA, R. N. Google Earth® aplicado a pesquisa e ensino da geomorfologia; Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 3, n. 5, p. 17-30, jul./dez. 2012.
OLIVO, G. F. Influência de Erros de Medida de Posicionamento Em Modelos de Regressão Espacial, XVII COBREAP - Congresso Brasileiro De Engenharia de Avaliações e Perícias - Ibape/SC – 2013.
OLIVEIRA, M. Z.; VERONEZ, M. R ; TURANI, M.; REINHARDT, A.O. Imagens do Google Earth® para fins de planejamento ambiental: uma análise de exatidão para o município de São Leopoldo/RS. IV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto - SBSR. 1 ed. São José dos Campos/SP: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), 2009, v. 1, p. 1835-1842, 2009.
GERARDI, L. H. O.; MENDES, I. A. (2002) Do Natural, do Social e de suas Interações: visões geográficas. Programa de Pós-Graduação em Geografia - UNESP - Rio Claro -SP. Associação de Geografia Teorética – AGETEO, p.239-250, 2002. SIMON, L. H.; CUNHA, C. M. L. Utilização de imagens do Google Earth® na identificação de feições geomorfológicas antropogênicas. 1° SIMPGEO/SP, Rio Claro, 2008, ISBN: 978-85-88454-15-6, p.863-884, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- A veracidade das informações e a autoria de todo o conteúdo apresentado nos artigos é de responsabilidade do(s) autor(es). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).