Identificação e classificação de fases de cultivo de culturas anuais no estado do Paraná através do uso de perfis temporais MODIS/NDVI
DOI:
https://doi.org/10.5777/paet.v6i2.2383Palavras-chave:
Perfil temporal, Modis, máscaraResumo
O objetivo deste trabalho foi identificar e classificar as fases de cultivo de culturas anuais no estado do Paraná para a safra 2009/2010, a partir da análise da forma de perfis temporais de NDVI do sensor Modis. Foi considerado o período de 11 meses, iniciando-se em agosto de 2009 até junho de 2010, totalizando 20 imagens de NDVI, VI Quality e Reliability do produto MOD13Q1 (250m). Este período foi selecionado de modo a abranger todo o ciclo das culturas de verão, a partir do desenvolvimento, pico vegetativo e colheita. A metodologia aplicada neste trabalho se propõe a identificar e classificar áreas onde o comportamento do perfil temporal do NDVI fosse semelhante ao cultivo de cultura de verão. Além disso, as transformações destes perfis em perfis de coeficiente angular permitiram, através das inclinações características das curvas, a determinação das datas em cada fase, sendo na ascendente classificado como crescimento, no topo como pico vegetativo e na descendente da curva como colheita. Os resultados foram dispostos no formato de mapa e comparados com dados oficiais do IBGE para cada município. A área colhida estimada apresentou uma precisão (R²) de 0,7701 e uma exatidão (d) de 0,9201. Os erros de estimativa de área ocorreram com superestimativa máxima de 10.000 hectares (ha) e subestimativa de 37.581 ha, com exceção do município de Castro com 73.306 ha. A disposição das datas das fases de cultivo apresentou coerência com dados oficiais, além da visão espacial da dinâmica do cultivo de culturas anuais no estado do Paraná.
Referências
ESQUERDO, J.C.D.M.; ZULLO JÚNIOR, J.; ANTUNES, J.F.G. Use of NDVI/AVHRR time-series profiles for soybean crop monitoring in Brazil. International Journal of Remote Sensing. v.32, p.3711-3727, 2011.
FARIAS, J.R.B.; NEPOMUCENO, A.L.; NEUMAIER, N.; OYA, T. Ecofisiologia. In: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA). A cultura da soja no Brasil. Londrina: Embrapa Soja, 2000, CD-Rom.
INSTITUTO AGRONÔMICO DO PARANÁ (IAPAR), 2012, Zoneamento da Cultura de Soja. Disponível em: http://www.iapar.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1576. Acesso em: 08 nov. 2012.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE): Banco de Dados Agregados. Sistema IBGE De Recuperação Automática (SIDRA). Disponível em: <http://www.sidra.ibge.gov.br/> Acesso em: out. 2012.
LABUS, M.P., NIELSEN, G.A., LAWRENCE, R.L., ENGEL, R. and LONG, D.S. Wheat yield estimates using multi-temporal NDVI satellite imagery. International Journal of Remote Sensing. v.23, p. 4169–4180, 2002.
MODIS - Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer. Technical specifications, 2010. Disponível em: <http://modis.gsfc.nasa.gov/about/>. Acesso em: jul. 2010.
MORAES, R. A. Monitoramento e estimativa da produção da cultura de cana-de-açúcar no estado de São Paulo por meio de dados espectrais e agrometeorológicos. Tese (Doutorado em Engenharia Agrícola) – Faculdade de Engenharia Agrícola – UNICAMP, Campinas. 2012. 115f.
MORAES, R. A.; ROCHA, J. V. Imagens de coeficiente de qualidade (Quality) e de confiabilidade (Reliability) para seleção de pixels em imagens de NDVI do sensor MODIS para monitoramento da cana-de-açúcar no Estado de São Paulo. In: Anais do SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SENSORIAMENTO REMOTO, 15. (SBSR), Curitiba. 2011. p.547-552.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento. Departamento de Economia Rural. Banco de dados da produção agropecuária no Paraná: situação mensal de plantio, colheita e comercialização de produtos agrícolas no Paraná. 2012. Disponível em: <http://www.agricultura.pr.gov.br/arquivos/File/ deral/pss.xls>. Acesso em: nov. 2012.
ZHANG, X., FRIEDL, M.A., SCHAAF, C.B., STRAHLER, A.H., HODGES, J.C.F., GAO, F., REED, B.C., HUETE, A. Monitoring vegetation phenology using Modis. Remote Sensing of Environment. v.84, p.471–475, 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- A veracidade das informações e a autoria de todo o conteúdo apresentado nos artigos é de responsabilidade do(s) autor(es). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).