Parametros de produção do milho em resposta a fertilização nitrogenada, aplicação de fungicidas químicos e inoculação com Trichoderma harzianum
DOI:
https://doi.org/10.5777/paet.v6i2.2314Palavras-chave:
Fertilidade, híbridos, microrganismos, produtividade, Zea maysResumo
Objetivou-se verificar os efeitos da adubação nitrogenada em parâmetros produtivos da cultura do milho, em safra e safrinha, proveniente de sementes inoculadas com T. harzianum ou tratadas com fungicidas químicos. O experimento em safra foi instalado em DBC, utilizando-se parcelas subdivididas. O fator das parcelas foi atribuído à aplicação de doses de nitrogênio em cobertura (0, 60, 90 e 120 kg ha-1). A subparcela foi caracterizada pela presença e ausência de aplicação dos fungicidas Captan® e Maxim® e presença e ausência de inoculação com T. harzianum das sementes. O delineamento experimental utilizado em safrinha foi o mesmo do plantio em safra, alterando-se apenas o fatorial na subparcela. Houve diferença na produtividade do híbrido DKB747 pela aplicação de doses de nitrogênio durante a safra. Em safrinha verificaram-se diferenças das doses de nitrogênio nas características de altura da planta e peso de grãos e o fator fungicida alterou o peso de grãos. Quanto ao híbrido AG7575, verificou-se efeito das doses de nitrogênio na produtividade e peso de grãos; o fator fungicida alterou as características de produtividade, enquanto o fator inóculo alterou apenas a produtividade durante a safra. De maneira geral, os parâmetros produtivos da cultura do milho são potencializados com a inoculação das sementes com T. harzianum. Não se recomenda utilizar doses de nitrogênio acima das preconizadas para o potencial máximo de produção do híbrido.
Referências
AMARAL FILHO, J.P.R. Influência do espaçamento, densidade populacional e adubação nitrogenada na cultura do milho. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Botucatu. 2002. 70f.
ANDREOLI, C.; ANDRADE, R.V.; ZAMORA, S.A.; GORDON, M. Influência da germinação da semente e da densidade de semeadura no estabelecimento do estande e na produtividade de milho. Revista Brasileira de Sementes, v.24, n.3, p.1-5, 2002.
ARAÚJO, L.A.N.; FERREIRA, M.E.F.; CRUZ, M.C.P. Adubação nitrogenada na cultura do milho. Pesquisa Agropecuária Brasileira, v.39, n.5, p.771-777, 2004.
BRASIL. Regras para análise de sementes. Brasília: Ministério da Agricultura. Secretaria Nacional de Defesa Agropecuária. 1992. 365p.
FERREIRA, D.F. Sisvar: A computer statistical analysis system. Ciência e Agrotecnologia, v.35, n.6, p.1039- 1042, 2011.
HARMAN, G.E. Myth and dogmas of biocontrol changes in perceptions derived from research on Trichoderma harzianum T-22. Plant Disease, v.84, n.10, p.377-393, 2000.
INBAR, J.; ABRAMSKY, M.; CHET, I. Plant growth enhancement anddisease control by Trichoderma harzianum in vegetable seedlings under commercial conditions. European Journal of Plant Pathology, v.100, n.5, p.337- 346, 1994.
KLOEPPER, J.W.; SCHROTH, M.N. Plant growth: promoting rhizobacteria and plant growth under gnotobiotic conditions. Phytopathology, v.71, n.6, p.1020-1024, 1981.
MAR, G.D.; MARCHETTI, M.E.; SOUZA, L.C.F.; GONÇALVES, M.C.; NOVELINO, J.O. Produção do milho safrinha em função de doses e épocas de aplicação de nitrogênio. Bragantia, v.62, n.2, p.267-274, 2003.
OLIVEIRA, J.M.S.; CAIRES, E.F. Adubação nitrogenada em cobertura para o milho cultivado após aveia preta no sistema plantio direto. Acta Scientiarum. Agronomy, v.25, n.2, p.351-357, 2003.
PEREIRA, C.E.; OLIVEIRA, J.A.; EVANGELISTA, J.R.E. Qualidade fisiológica de sementes de milho tratadas associadas a polímeros durante o armazenamento. Ciência e Agrotecnologia, v.29, n.6, p.1201-1208, 2005.
RESENDE, M.L.; OLIVEIRA, J.A.; GUIMARÃES, R.M.; VON PINHO, R.G.; VIEIRA, A.R. Inoculação de sementes de milho utilizando o Trichoderma harzianum como promotor de crescimento. Ciência e Agrotecnologia, v.28, n.4, p.793-798, 2004.
RESENDE, M.L.; PEREIRA, C.E.; OLIVEIRA, J.A.; GUIMARÃES, R.M. Qualidade de sementes de milho (Zea mays) tratadas com fungicida e inoculadas com Trichoderma harzianum. Revista Ciência Agronômica, v.36, n.1, p.60-66, 2005.
SILVA, F.C. Manual de análises químicas de solos, plantas e fertilizantes. Brasília: Embrapa, 1999. 370p.
SORATTO, R.P.; PEREIRA, M.; COSTA, T.A.M.; LAMPERT, V.N. Fontes alternativas e doses de nitrogênio no milho safrinha em sucessão à soja. Revista Ciência Agronômica, v.41, n.4, p.511-518, 2010.
VON PINHO, E.V.R. Influência do tratamento da semente e do tratamento fungicida e inseticida na preservação da qualidade de sementes de milho durante o armazenamento e seu comportamento no campo. Dissertação (Mestrado em Fitotecnia) - Universidade Federal de Lavras, Lavras. 1991.112f.
WINDHAN, M.T.; ELAD, Y.; BACKER, R. A mechanism for increases plant growth induced by Trichoderma spp. Phytopathology, v.76, n.6, p.518-521, 1986.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- A veracidade das informações e a autoria de todo o conteúdo apresentado nos artigos é de responsabilidade do(s) autor(es). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).