Crescimento inicial do feijão de corda preto sob diferentes ambientes de cultivo e adubação nitrogenada
DOI:
https://doi.org/10.5935/PAeT.V6.N3.05Palavras-chave:
manejo da adubação, Vigna unguiculata, fatores ambientaisResumo
Além do manejo da irrigação e adubação, alguns fatores ambientais afetam significativamente o crescimento e a produção das culturas, dentre eles a radiação solar, temperatura do ar, umidade relativa do ar e velocidade dos ventos. O objetivo deste trabalho foi estudar o comportamento morfológico da fase inicial da cultura do feijão de corda preto sem e com adição de adubação nitrogenada e em diferentes ambientes de cultivo sombreado. O experimento foi conduzido em área pertencente a FATEC Cariri, Juazeiro do Norte - CE, utilizando-se de tratamentos com e sem adição de adubação nitrogenada em ambiente de cultivo sombreado e a céu aberto, com três épocas de coletas, compondo um esquema de parcelas subsubdivididas com três repetições. Os valores de altura e o diâmetro caulinar foram mais elevados nas plantas cultivadas com ou sem adição de adubação nitrogenada em ambiente externo sem sombreamento; As plantas de feijão de corda preto com adição de adubação nitrogenada foram um pouco superiores na última época de coleta na altura caulinar.
Referências
BRAUN, H.; ZONTA, J. H.; LIMA, J. S. de S.; Reis, E.F. de. Produção de mudas de café ‘conilon’ propagadas vegetativamente em diferentes níveis de sombreamento. Idesia, v.25, n.3, p.85-91, 2007.
EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA — EMBRAPA. Manual de métodos de análises de solo. 2.ed. Rio de Janeiro, Ministério da Agricultura e do Abastecimento, 1997. 212p.
FEITOSA, E. de O.; CARVALHO, C.M. de; SILVA, L.L.; CARVALHO, M.R.G.S.; SOUZA, R. da P.F. de; GOMES, A.O. Crescimento inicial do feijão de corda preto sob diferentes doses de adubação nitrogenada. Revista Brasileira de Agricultura Irrigada, v.6, n.4, p.271 - 282, 2012.
LACERDA, C.F.; CARVALHO, C.M. de; VIEIRA, M.R.; NOBRE, J.G.A.; NEVES, A.L.R.; RODRIGUES, C.F. Análise de crescimento de milho e feijão sob diferentes condições de sombreamento. Revista Brasileira de Ciencias Agrárias, v.5, n.1, p.18-24, 2010.
MAIA, A.F.; ASSUNÇÃO, M.V.; ALVES, J.F. Influência do método de debulha e da umidade na produção de sementes de feijão de corda. Ciência Agronômica, v.17, n.2, p.91-100, 1986.
MIRANDA, P.; COSTA, A.F.; OLIVEIRA, L.R.; TAVARES, J.A.; PIMENTEL, M.L.; LINS, G.M.L. Comportamento de cultivares de Vigna unguiculata (L) Walp., nos sistemas solteiro e consorciado: IV tipos ereto e semi-ereto. Pesquisa Agropecuária Pernambucana, v.9, p.95-105, 1996. Edição especial.
OLIVEIRA, A. P.; ARAÚJO, J. S.; ALVES, E. U.; NORONHA, M. A. S.; CASSIMIRO, C. M.; MENDONÇA, F. G. Rendimento de feijão-caupi cultivado com esterco bovino e adubo mineral. Horticultura Brasileira, Brasília, v. 19, n. 1, p. 81- 84, 2001.
OLIVEIRA, A.P.; SILVA, J.A.; LOPES, E.B.; SILVA, E.E.; ARAÚJO, L.H.A.; RIBEIRO, V.V. Rendimento produtivo e econômico do feijão-caupi em função de doses de potássio. Ciência & Agrotecnologia, v.33, n.2, p.629-634, 2009.
PEREIRA, C.R. Análise do crescimento e desenvolvimento da cultura de soja sob diferentes condições ambientais. Tese Doutorado. Viçosa: Universidade Federal de Viçosa, 2002. 282p.
SILVA, P.S.L.; OLIVEIRA, C.N. Rendimentos de feijão verde e maduro de cultivares de caupi. Horticultura Brasileira, v.11, n.2, p.133-135, 1993.
SOUSA, C.H.C. Análise da tolerância à salinidade em plantas de sorgo, feijão-de-corda e algodão. 2007. 73 f. Dissertação (Mestrado em irrigação e drenagem) – Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2007.
XAVIER, G.R.; MARTINS, L.M. V.; RIBEIRO, J.R.A.; RUMJANEK, N.G. Especificidade simbiótica entre rizóbios e acessos de feijão – caupi de diferentes nacionalidades. Caatinga, v.19, p. 25 – 33, 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- A veracidade das informações e a autoria de todo o conteúdo apresentado nos artigos é de responsabilidade do(s) autor(es). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).