Efeito do pastejo e residual da adubação nitrogenada na pastagem sobre a produtividade da cultura do feijão em um sistema de integração lavoura-pecuária na região Centro-Sul do Paraná, Brazil
DOI:
https://doi.org/10.5777/paet.v6i2.2080Palavras-chave:
Phaseolus vulgaris L., nitrogênio, rendimento de grãosResumo
Com o objetivo de avaliar o efeito do pastejo de ovinos e da adubação nitrogenada de inverno e de verão sobre a cultura do feijão, um experimento foi desenvolvido em condições de campo em Guarapuava, PR, na safra 2008/2009. O delineamento foi de blocos casualizados com parcelas subsubdivididas em três repetições. A parcela principal consistiu das doses de N (0, 75, 150 e 225 kg ha-1) no período de inverno na pastagem de aveia preta e azevém comum, as subparcelas foram compostas pela presença ou ausência do pastejo de ovinos, e as subsubparcelas, por sua vez, pelas doses de N no verão na cultura do feijão (0, 60, 120, 180 e 240 kg ha-1). O pastejo não apresentou efeito sobre a produtividade de feijão. A adubação de inverno isoladamente não afetou os componentes da produtividade, ao passo que, a altura de planta, número de ramos, número de vagens e massa de mil grãos apresentaram resposta quadrática devido à adubação nitrogenada de verão. Houve interação entre a adubação nitrogenada de inverno e verão sobre a produtividade de feijão e número de nós por planta. A partir dessa interação, foi verificado efeito residual do N aplicado na pastagem durante o período de inverno sobre a cultura do feijão no período de verão, indicando que esta seria uma estratégia que poderia ser adotada pelos produtores de forma a maximizar a produção de forragem e produção animal no inverno e, que ainda beneficiaria a cultura do feijão em sucessão.
Referências
ASSMANN, T.S.; ROZELLI JÚNIOR, P.; MOARES, A.; ASSMANN, A.L.; KOEHLER, H.S.; SANDINI, I.E. Rendimento de milho em área de integração lavoura-pecuária sob o sistema de plantio direto, em presença e ausência de trevo branco, pastejo e nitrogênio. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v.27, n.4, p.675-683, 2003.
ASSMANN, A.L.; PELISSARI, A.; MORAES, A.; ASSMANN, T.S.; OLIVEIRA, E.B.; SANDINI, I. Produção de gado de corte e acúmulo de matéria seca em sistema de integração lavoura-pecuária em presença e ausência de trevo branco e nitrogênio. Revista Brasileira de Zootecnia, v.33, n.1, 2004. p.37-44, 2004.
BRITO, M.M.P.; MURAOKA, T.; SILVA, E.C. Contribuição da fixação biológica de nitrogênio, fertilizante nitrogenado e nitrogênio do solo no desenvolvimento de feijão e caupi. Bragantia, v.70, n.1, p. 206-215, 2011.
ARVALHO, P.C.F.; ANGHINONI, I.; MORAES, A.; SOUZA, E.D.; SULC, R.M.; LANG, C.R.; FLORES, J.P.;
LOPES, M.L.T.; SILVA, J.L.; CONTE, O.; WESP, C.L.; LEVIEN, R.; FONTANELI, C.B. Managing grazing animals to achieve nutrient cycling and soil improvement in no-till integrated systems. Nutrient Cycling in Agroecosystems, v.88, p.259-273, 2010.
FARINELLI, R.; LEMOS, L.B.; PENARIOL, F.G.; EGÉA, M.M.; GASPAROTO, M.G. Adubação nitrogenada de cobertura no feijoeiro, em plantio direto e convencional. Pesquisa Agropecuária Brasileira, v.41, n.2, p.307-312, 2006.
FLORES, J.P.C.; CASSOL, L.C.; ANGHINONI, I.; CARVALHO, P.C.F. Atributos químicos do solo em função da aplicação superficial de calcário em sistema de integração lavoura-pecuária submetido a pressões de pastejo em plantio direto. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v.32, p.2385-2396, 2008.
IAPAR. Instituto Agronômico do Paraná. Cartas climáticas do Paraná: Classificação climática. 2013. Disponível em: http://www.iapar.br/modules/conteudo/conteudo.php ?conteudo=863. Acesso em: 01 jun. 2013.
LANG, C.R. Pastejo e nitrogênio afetando os atributos químicos do solo e rendimento de milho no sistema de integração lavoura-pecuária. Tese (Doutorado em Produção Vegetal) – Universidade Federal do Paraná – UFPR, Curitiba. 2004. 89f.
LUSTOSA, S.B.C. Efeito do pastejo nas propriedades químicas do solo e no rendimento de soja e milho em rotação com pastagem consorciada de inverno no sistema plantio direto. Dissertação (Mestrado em Agronomia – Ciência do Solo) - Universidade Federal do Paraná- UFPR, Curitiba. 1998. 85f.
PELEGRINI, L.G. Eficiência da adubação nitrogenada na produção animal e vegetal em pastagem de azevém (Lolium multiflorum Lam.) na terminação de cordeiros. Tese (Doutorado em Agronomia – Produção Vegetal), Universidade Federal do Paraná – UFPR, Curitiba. 2008. 126f.
ROSOLEM, C.A. Calagem e adubação mineral. In: ARAÚJO, R.S.; RAVA, C.A.; STONE, L.F.; ZIMMERMANN, M.J. de O. (Coord.). Cultura do feijoeiro comum no Brasil. Piracicaba: Potafos, 1994. p.353-390.
SANDINI, I.E. Milho, feijão e nitrogênio no sistema de produção integração lavoura-pecuária. Tese (Doutorado – Produção Vegetal), Universidade Federal do Paraná – UFPR, Curitiba. 2009. 138f.
SANDINI, I.E.; MORAES, A.; PELISSARI, A.; NEUMANN, M.; FALBO, M.K.; NOVAKOWISKI, J.H. Efeito residual do nitrogênio na cultura do milho no sistema de produção integração lavoura-pecuária. Ciência Rural, v.41, n.8, p.1315-1322, 2011.
SILVA, S.C. Manejo do pastejo para obtenção de forragem de qualidade. In SANTOS, F.A.P.; MOURA, J.C.; FARIA,NV. P. (eds.). Visão Técnica e Econômica da Produção leiteira. In: Anais do 5º Simpósio sobre Bovinocultura Leiteira. FEALQ, Piracicaba, SP. p.129-139, 2005.
SILVA, T.R.B.; SORATTO, R.P.; CHIDI, S.N.; ARF, O.; SÁ, M.E.; BUZETTI, S. Doses e épocas de aplicação de nitrogênio em cobertura na cultura do feijoeiro de inverno. Cultura Agronômica, v.9, p.1-17, 2000.
SORATTO, R.P.; CARVALHO, M.A., ARF, O. Nitrogênio em cobertura no feijoeiro cultivado em plantio direto. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v.30, p.259-265, 2006.
STONE, L.F.; MOREIRA, J.A.A. Resposta do feijoeiro ao nitrogênio em cobertura, sob diferentes lâminas de irrigação e preparos do solo. Pesquisa Agropecuária Brasileira, v.36, p.473-481, 2001.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- A veracidade das informações e a autoria de todo o conteúdo apresentado nos artigos é de responsabilidade do(s) autor(es). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).