Distribuição superficial das gotas aplicadas sobre o solo com pulverizador de barras
DOI:
https://doi.org/10.5777/paet.v6i1.1673Palavras-chave:
Cobertura, produto fitossanitário, papel hidrossensívelResumo
Diversos são os fatores que influenciam na porcentagem de cobertura do alvo: pulverizadores, pontas de pulverização, adjuvantes, condições meteorológicas, topografia do terreno, etc. Neste sentido, a uniformidade de distribuição das gotas é uma meta da tecnologia de aplicação. O objetivo deste trabalho foi avaliar a distribuição da cobertura de gotas sobre o solo a partir de um pulverizador de barras. Para isso, foram distribuídos 396 papéis hidrossensíveis, espaçados de um metro cada, em uma área plana de 12 x 33 m. Sobre tais papéis aplicou-se água por meio de um pulverizador hidráulico com 12 metros de barra. Após a aplicação, os papéis hidrossensíveis foram digitalizados em um scanner e as imagens obtidas foram analisadas no tocante a porcentagem de cobertura por meio do software Conta Gotas®. Os dados foram integrados e dispostos em gráfico, gerando imagem com cinco faixas de cobertura (0-20, 20-40, 40-60, 60-80 e 80-100%). Foi verificada uma grande variação nas porcentagens de cobertura ao longo da área pulverizada. A maior parte da área (87,09%) teve cobertura variando entre 40% e 80%. Assim, os resultados demonstraram que, mesmo sob condições operacionais adequadas, as aplicações com pulverizadores de barras podem não apresentar uniformidade.
Referências
BALAN, M.G.; ABI SAAB, O.J.G.; SILVA, C.G.; do RIO, A. Deposição da calda pulverizada por três pontas de pulverização sob diferentes condições meteorológicas. Semina: Ciências Agrárias, v.29, n.2, p.293-298, 2008.
BUTLER ELLIS, M.C.; WEBB, A.; WESTERN, N. The effect of different spray liquids on the foliar retention of agricultural sprays by wheat plants in a canopy. Pest Management Science, v.60, p.786-794, 2004.
CAMARA, F.T, SANTOS, J.L., SILVA, E.A.; FERREIRA, M.C. Distribuição volumétrica e espectro de gotas de bicos hidráulicos de jato plano de faixa expandida XR11003. Engenharia Agrícola, v.28, n.4, p.740-749, 2008.
CANTERI, M.G.; FÜRSTENBERGER, A.L.F.; GARCIA, L.C.; JUSTINO, A. Conta-gotas: sistema para análise de eficiência de pulverização. Summa Phytopathologica. Jaboticabal: Grupo Paulista de Fitopatologia, v.27, p.136, 2001.
COSTA, A.G.F.; VELINI, E.D.; NEGRISOLI, E.; CARBONARI, C.A.; ROSSI, C.V.S.; CORRÊA, M.R.; SILVA, F.M.L. Efeito da intensidade do vento, da pressão e de pontas de pulverização na deriva de aplicações de herbicidas em pré-emergência. Planta Daninha, v.25, n.1, p.203-210, 2007.
CUNHA, J.P.A.R.; TEIXEIRA, M.M.; FERNANDES, H.C. Avaliação do espectro de gotas de pontas de pulverização hidráulicas utilizando a técnica da difração do raio laser. Engenharia Agrícola, v.27, n. especial, 2007.
JORGE, L.A.C.; RALISCH, R.; ABI SAAB, O.J.G.; MEDINA, C.C.; GUIMARÃES, M.F.; NEVES, C.S.V.J.; CRESTANA, S.; CINTRA, F.L.D.; BASSOI, L.H.; FERNANDES, S.B.V. Recomendações práticas para aquisição de imagens digitais analisadas através do SIARCS. EMBRAPA, CNPDIA, São Carlos p.2-19, 1996. (Circular técnica 1).
MATTHEWS, G.A. Developments in application technology. Environmentalist, v.28, p.19-24, 2008.
QUEIROZ, C.A.S. Uso de videografia digital para avaliação da estabilidade da barra de pulverização em área de reflorestamento. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Faculdade de Ciências Agronômicas da UNESP, Botucatu. 2001. 48f.
SUGUISAWA, J.M.; FRANCO F.N.; SILVA S.S.S.; PECHE A.F. Qualidade de Aplicação de Herbicida em Lavoura de Trigo. Engenharia Agrícola, v.27, n. especial, p.41-47, 2007.
VIANA, R.G.; FERREIRA, L.R.; TEIXEIRA, M.M.; CECON, P.R.; FREITAS, F.C.L.; QUIRINO, A.L.S.; SANTOS, M.V. Características técnicas de pontas de pulverização LA-1JC e SR-11. Planta Daninha, v.25, n.1, p.211-218, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- A veracidade das informações e a autoria de todo o conteúdo apresentado nos artigos é de responsabilidade do(s) autor(es). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).