<b>Tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas e relações com riscos de contaminação da água e do solo</b>
DOI:
https://doi.org/10.5777/paet.v2i3.1512Palavras-chave:
poluição, agroquímicos, agricultura, recursos hídricos, legislação ambientalResumo
O aumento da população mundial, associado a uma acelerada urbanização, tem exigido a expansão da produção agrícola. Tendo em vista a grande importância da água e do solo para garantir a sobrevivência dos seres vivos, o setor tecnológico ligado ao agronegócio tem buscado alternativas que reduzam as alterações ambientais causadas principalmente pelo uso excessivo de defensivos agrícolas, que vem comprometendo a qualidade do solo e das águas superficiais e subterrâneas. O trabalho tem como objetivo realizar uma avaliação das características gerais da aplicação de defensivos agrícolas, enfatizando diferenças entre a aplicação tratorizada terrestre e por aviação agrícola e destacando alguns efeitos causados pelo uso contínuo e inadequado destes produtos sobre o meio ambiente, além de possibilidades de redução dos impactos ambientais do uso de defensivos através da infraestrutura disponível nas áreas de produção. Apresenta-seuma relação entre o uso convencional de aplicação de defensivos agrícolas e o sistema aeroagrícola. Também se destaca parte da legislação referente às obrigações relacionadas aos fabricantes, comerciantes e utilizadores de defensivos agrícolas no que diz respeito ao uso adequado e garantias da manutenção da integridade e qualidade do meio ambiente.Downloads
Publicado
20-12-2011
Edição
Seção
Revisão Literária
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- A veracidade das informações e a autoria de todo o conteúdo apresentado nos artigos é de responsabilidade do(s) autor(es). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).