<b>Efeito fisiológico de funcigida Pyraclostrobin e tratamento de sementes na cultura do milho</b>
DOI:
https://doi.org/10.5777/paet.v2i3.1507Palavras-chave:
área foliar, efeito aditivo, produção, Zea maysResumo
As atividades de pesquisa de campo têm demonstrado que alguns fungicidas, notadamente aqueles pertencentes ao grupo das estrobilurinas, apresentam efeitos que vão além do controle de doenças, denominados efeitos fisiológicos. Contudo, os resultados têm sido variados, sendo que em alguns casos existe inclusive risco de redução de produção, o que demonstra importância do desenvolvimento de novas pesquisas neste campo. A pesquisa foi desenvolvida na região Centro-Sul do estado do Paraná-Brasil, com o objetivo de avaliar o efeito do tratamento de sementes com fungicida Pyraclostrobin + Metil Tiofanato, do manejo da cultura com fungicida Pyiraclostrobin em diferentes combinações e os efeitos destes sobre o desenvolvimento da área foliar, produção de massa seca vegetativa e produtividade de grãos da cultura do milho. A cultura foi implantada no campo em janeiro de 2009 com densidade de 60000 plantas ha-1, em delineamento inteiramente casualizado. As dosagens de 100 ml ha-1 de (Pyraclostrobin + Metil Tiofanato) e de 300 a 600 mL ha-1 de Pyraclostrobin e combinações foram comparadas entre si e com testemunha sem aplicação destes produtos. Verificou-se que a aplicação de Tratamento de sementes com (Pyraclostrobin + Metil Tiofanato) na dose de 100 mL ha-1 + Comet (Pyraclostrobin) na dose de 0,3 L ha-1 pulverizado aos 12 DAE é a combinação que apresenta melhores resultados para as características IAF, MS e produtividade avaliadas no experimento.Downloads
Publicado
20-12-2011
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- A veracidade das informações e a autoria de todo o conteúdo apresentado nos artigos é de responsabilidade do(s) autor(es). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).