<b>Estimativa da velocidade das gotas através das forças de impacto
DOI:
https://doi.org/10.5777/paet.v1i1.15Resumo
A velocidade das gotas pulverizadas representa a energia ou força com que essas impactam com a superfície dos alvos e nos dá um indicativo da sua trajetória (forma de penetração) no interior do dossel. Com o objetivo de estimar a velocidade das gotas, foi desenvolvido um método de coleta das forças de impacto dessas sobre uma superfície e outro que mede o fl uxo de líquido nelas contido. Para medir as forças de impacto foi utilizada uma placa de impacto com alta sensibilidade conectada a um microcomputador equipado com software capaz de registrar forças pouco intensas. Ao mesmo tempo foi desenvolvido um sistema de coleta de líquido, com a mesma área de coleta da placa de impacto, utilizando uma balança de precisão para quantifi car o líquido que passa naquela secção. Por fi m, foi estimada a velocidade das gotas pulverizadas por diferentes pontas de pulverização. Os resultados mostram que é possível coletar as forças de impacto das gotas, utilizando uma placa de impacto com alta sensibilidade, e medir o fl uxo de líquido que passa pela secção de mesma área da placa de impacto. É possível ainda, estimar a velocidade das gotas pulverizadas por diferentes pontas de pulverização, utilizando as forças de impacto e o fl uxo de líquido que passa pela ár ea da placa.Downloads
Publicado
17-03-2009
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- A veracidade das informações e a autoria de todo o conteúdo apresentado nos artigos é de responsabilidade do(s) autor(es). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).