<b>Efeito do desfolhamento das plantas na produtividade do milho</b>
DOI:
https://doi.org/10.5777/paet.v4i3.1440Palavras-chave:
Zea mays L., produção, fotossíntese.Resumo
O milho (Zea mays L.) é um dos cereais de maior importância no mundo sendo utilizado no consumo humano e animal. Diminuições da área foliar por diversos fatores fazem com que a planta utilize reservas do caule para o enchimento de grãos. Este trabalho teve como objetivo avaliar a produtividade de plantas de milho sob desfolha em diferentes níveis. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado, com 3 repetições de três linhas de 4 metros para cada um dos tratamentos a seguir: testemunha, desfolha total, retirada de 1 até 13 folhas de cima para baixo e de baixo para cima, resultando em 28 tratamentos. A desfolha foi feita após o pendoamento para que não houvesse interferência na polinização, possibilitando avaliar as alterações na produtividade devido à diminuição da área fotossintética da planta. Na retirada total das folhas observou-se uma redução de produtividade de 76,6% em relação à testemunha, sendo que na retirada de uma folha superior a perda de produtividade foi de 11,7%. Já com a retirada de uma folha inferior a redução foi de 6,5% o que mostra a importância da preservação da área foliar da planta para que se possa manter o potencial produtivo da cultura.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- A veracidade das informações e a autoria de todo o conteúdo apresentado nos artigos é de responsabilidade do(s) autor(es). Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).